Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novos cursos misturam ioga e cerveja

Por STEPHEN KRCMAR

Rob Rice, instrutor certificado de ioga, liga a "playlist" mais recente que criou para sua aula de ioga Detox Retox Spotify e conduz seus alunos por uma série de saudações ao sol e algumas posturas da montanha.

A aula de nível iniciante/intermediário termina 90 minutos mais tarde. Mas, em vez de se despedir com um "namastê e tchau", como de hábito, Rice finaliza a sessão levando os alunos à cervejaria Angel City, em Los Angeles. O Detox Retox já faz sucesso há um ano com as aulas semanais dadas na Golden Road, cervejaria vizinha.

O programa Detox Retox faz parte de uma tendência crescente de praticar ioga com cerveja após a aula. As aulas, muitas vezes ministradas em cervejarias, estão surgindo por toda parte, e os cursos têm nomes como Happy Hour Yoga com Joe Sixpack (que começou na Filadélfia em 2008), BrewAsanas, no Colorado, e Three Sheets to the Warrior Pose, no Delaware.

A tendência parece ter decolado há dois anos em Charleston, Carolina do Sul, graças a Beth Cosi, funcionária de restaurante que se tornou instrutora de ioga. Cosi costumava convidar seus amigos para fazer sua aula, mas poucos chegavam até o estúdio de ioga. Depois de entrar em contato com uma cervejaria local, ela mandou um convite diferente: assistir a uma aula inaugural para principiantes, seguida por uma degustação de cerveja.

"A grande surpresa é que a novidade virou moda e ganhou vida própria", comentou. O curso de Cosi recebeu o nome de Bendy Brewski, e as aulas costumam ter a participação de mais de 50 pessoas. Recentemente Cosi criou outro curso, este chamado Bendy Boozey, numa destilaria.

O drinque após a aula acrescenta um fator social à ioga. "O elemento mais importante é o vínculo: as pessoas se sentem autorizadas a passar algum tempo juntas", disse Cosi. Suas aulas seguidas de cerveja muitas vezes têm mais alunos homens que as aulas tradicionais.

Mas alguns puristas desaprovam o acréscimo de álcool à prática da ioga. Em seu site, a organização Ashtanga Yoga Boston afirma: "Consideramos o consumo de álcool, por ser um agente que embriaga e intoxica, incoerente com a prática da yoga ashtanga. Esperamos que todos os alunos façam um esforço consciente para reduzir seu consumo de álcool ao mínimo, ou, idealmente, cortá-lo por completo enquanto estiverem matriculados na escola."

Rhonda Hobgood, dona da Salt Room Yoga, em Seattle, comentou: "Depende de qual for seu objetivo. Se seu objetivo é viver um estilo de vida iogue, a junção dessas duas coisas, álcool e ioga, não funcionará."

"Quando você bebe, você enfraquece o processo muito sutil de apurar a consciência. O álcool é uma toxina. Ele cria seu próprio estado de ser mental, que as pessoas tipicamente usam como fuga. A prática da ioga é o oposto da fuga. Queremos mergulhar naquilo que estamos vivendo, sem alterar a experiência com uma substância externa."

Uma pessoa que aderiu à ioga com cerveja é Mark Roden, que disse ter feito apenas seis aulas de ioga num período de 14 anos. Mas, no último ano, atraído pela cerveja do curso Detox Retox, em Los Angeles, Roden fez cerca de 30 aulas.

Ele compara a experiência à de outra tendência, a das megaigrejas para ateus, descrevendo as aulas de ioga como "um lugar para pessoas sem crenças espirituais terem acesso ao aspecto comunitário de uma igreja".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página