Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Protestos
Afinal, quem e por que está por trás dos chamados "black blocs" nas manifestações de rua entre nós? O fenômeno parece ser também mundial e tal pergunta não parece ter resposta tão cedo. Teorias conspirativas começam a surgir, mas pouco aclaram sobre a atuação desses agentes do terror e da destruição. Certamente teremos de esperar algum tempo para que estudiosos venham a decifrar tal factualidade.
JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA (Rio de Janeiro, RJ)

Amarildo
O pedreiro Amarildo desapareceu da favela da Rocinha, no Rio, em 14/7. Passados agora mais de três meses, o governador do Rio, Sérgio Cabral --que tem o comando da estrutura policial no Estado--, continua não conseguindo prestar contas à população. O pouco que vem à tona ocorre em "conta-gotas", devido à pressão dos meios de comunicação. Para completar o descaso, há alguns dias o secretário de Segurança do Rio, José Beltrame, declarou convictamente que esse episódio não irá macular as tais UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Pacificadora?
CLAUDIO JANOWITZER (Rio de Janeiro, RJ)

Passagens aéreas
As companhias aéreas brasileiras justificam que o aumento nos preços das passagens reflete a demanda. Mentira! É só ir aos aeroportos para constatar que estão cheios. As principais rotas têm voos quase sempre com lotação completa. O que falta realmente é concorrência. É lamentável que as duas principais cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não tenham o trem-bala funcionando há anos. Culpa dos governos desses dois Estados e também do governo federal, que não tem um planejamento para estruturar o país a longo prazo. Faltam concorrência, planejamento e seriedade no Brasil.
ACAZ FELLEGGER (São Paulo, SP)

Minha Casa, Minha Vida
Em relação à reportagem "Dilma multiplica viagens e entrega casas sem água e luz" ("Poder", ontem), a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) esclarece que vem realizando as ligações das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida no prazo da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), de cinco dias úteis.
Os pedidos só podem ser feitos por responsáveis pelos imóveis, e estes receberam as chaves em 9/10. A Coelba registrou 1.070 solicitações de ligação deste empreendimento em Vitória da Conquista (BA). Destas, 562 unidades foram ligadas e as demais o serão até sábado (19). Uma agência móvel está no local para facilitar o atendimento e realizar cadastros na tarifa social de energia.
AMINE DARZÉ, gerente de comunicação da Coelba (Salvador, BA)

Governo paulista
Não é de hoje que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não assume responsabilidades que são inerentes ao cargo que ocupa. Duas questões dão a medida dessa atitude, só para citar as últimas: o caso Siemens e o envolvimento de policiais com facções criminosas. O governador age como se o assunto não lhe dissesse respeito, sempre prometendo que os responsáveis serão punidos, que uma força-tarefa será formada etc., mas resultado ninguém vê.
ADEMAR G. FEITEIRO (São Paulo, SP)

-

Depois de 19 meses de investigação, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) ainda não concluiu se houve ou não cartel no setor metroferroviário em SP e no DF.
Já a investigação da Corregedoria do Estado de São Paulo, aberta há apenas três meses, já resultou no ajuizamento de uma ação de indenização contra a Siemens e na abertura, pela CPTM e pelo Metrô, de um processo de inidoneidade de todas as empresas citadas no acordo de leniência produzido pelo órgão federal. Apesar da diferença entre as duas investigações, comprovável por fatos públicos, a Folha preferiu achincalhar a investigação da Corregedoria Geral da Administração de São Paulo ("Investigação de Alckmin sobre cartel patina", "Poder", ontem), que produziu efeitos concretos.
FELIPE NEVES, coordenador de atendimento à imprensa do governo do Estado de SP (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA PAULO GAMA - A ação contra a Siemens e os processos para declaração de inidoneidade foram abertos pelo governo estadual com base em informações que ele recebeu do Cade, e não em investigações da Corregedoria. As duas iniciativas, que até agora não deram resultado, foram mencionadas pela reportagem.

Misantropia
Gosto das colunas de Hélio Schwartsman, sobretudo a que escreveu sobre misantropia ("O misantropo e o trânsito", "Opinião", ontem). Muito pertinentes as suas observações sobre a escolha de morar em cidades grandes, em vez de cidades pequenas. Mas o misantropo tem que trabalhar e ganhar sua vida, e o faz à sua maneira, meio nonsense. Tornei-me misantropo naturalmente, depois de várias decepções com amizades na adolescência. Mas acredito que o adepto da misantropia não odeia pessoas; simplesmente as dispensa, em nível inconsciente.
WANDER CORTEZZI (São José do Rio Preto, SP)

Cony
Caro Carlos Heitor Cony, desejo sua pronta recuperação; meu café da manhã fica incompleto sem as suas crônicas.
ANTONIO AUGUSTO OLIVEIRA (Osasco, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página