Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Gestão Kassab

Em relação ao editorial "Receita da corrupção" ("Opinião", 1°/11), esclarecemos que, quando a Folha publicou reportagem sobre irregularidades no Aprov (Departamento de Aprovação de Edificações), a Corregedoria-Geral do Município já estava investigando os responsáveis a partir de denúncia anônima por determinação do ex-prefeito Gilberto Kassab, e o então diretor já havia sido exonerado do cargo.

Flávio Mello, assessor do ex-prefeito Gilberto Kassab (São Paulo, SP)

Serra

Política faz muito bem à saúde. A coisa é tão boa que quem entra não quer sair, quem está fora quer entrar e quem saiu luta para voltar. Desesperadamente. É o caso do ex-governador, ex-prefeito e ex-senador José Serra, que já começou a infernizar a vida do PSDB e de Aécio Neves ("Poder", 2/11). Ele não se conforma com a ideia de apoiar o senador, que pode até não estar muito bem nas pesquisas, mas pelo menos é algo diferente e uma boa arma dos tucanos. Acho que o velho Serra deve tentar outra cartada, isto se as dúvidas que vêm pairando sobre sua cabeça não atrapalharem.

João Direnna (Quissamã, RJ)

Manifestações

Enquanto 95% da população é contra a violência dos vândalos nas manifestações e o ministro da Justiça anuncia medidas para endurecer sua punição ("Cotidiano", 31/10), os artistas globais fazem o seu "Grito da Liberdade", mas não aparecem ao vivo na passeata. Seria medo da violência dos "black blocs"? É fácil deixar os outros gritando e ficar gozando a fama à distância!

Virginia Gonçalves (Londrina, PR)

-

É inacreditável que gente que lê jornal possa ver alguma legitimidade nos arruaceiros urbanos. A ideia de que "o que não vem por bem tem de vir por mal" é a negação de tudo o que a civilização conseguiu ordenar com um conjunto de normas chamadas leis. Ao aceitar, ao arrepio delas, conceitos difusos do que seja "por bem" ou "por mal", acaba-se legitimando governos que espionam, policiais que torturam, países que invadem, maridos que espancam e até estupradores.

Marcio A. Macedo (Belo Horizonte, MG)

Correios

Sobre a reportagem "Seguro cobrado por Correios é irregular" ("Mercado", 27/10), os Correios esclarecem que não realizam venda de seguro, mas pagamento de indenização nos casos de avaria, espoliação ou extravio de encomendas. Para evitar roubos, os Correios adotam medidas em parceria com órgãos estaduais de segurança e com a Polícia Federal que trabalham dentro das dependências da ECT, além do uso de escolta armada, rastreamento de encomendas e de veículos e entrega diferenciada para alguns tipos de encomendas especiais.

No último ano, a ECT investiu mais de R$ 12 milhões em segurança na região de São Paulo. Com isso, o número de roubos se reduziu significativamente em comparação com o ano anterior.

Thelma Yeda Roder Kai da Silva, gerente de representação institucional dos Correios (Brasília, DF)

Beagles

As invasões de instituições que utilizam animais na pesquisa agridem os fundamentos democráticos de respeito à legislação vigente. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Fisiologia reafirma seus compromissos com o desenvolvimento da pesquisa biomédica por meio da experimentação animal, que é regulamentada pela lei 11.794, que criou o Concea (Conselho Nacional de Controle na Experimentação Animal). Reconhecemos o direito de segmentos da sociedade civil serem contrários ao uso de animais na pesquisa científica, e esse tema deve ser discutido no Legislativo. No entanto, atos de violência contra instituições que desenvolvem suas atividades de acordo com as diretrizes do Concea corrompem as bases de uma sociedade civilizada. A SBFis atuará em defesa da lei para assegurar o desenvolvimento da pesquisa biomédica.

Benedito H. Machado, presidente da SBFis (São Paulo, SP)

Plano Diretor

A proposta do Plano Diretor de São Paulo em discussão se alinha com os interesses imobiliários, ao permitir o adensamento construtivo (até quatro vezes a área dos terrenos) em todos os eixos de transporte, sem nenhuma avaliação do impacto ambiental que tal medida causará. Outro aspecto é a redução da fórmula da cobrança da Outorga Onerosa do Direito de Construir. Quem constrói mais pagará menos! Ou seja, pretende-se mesmo aumentar a arrecadação, à exemplo do IPTU, com graves prejuízos para a qualidade ambiental da cidade! Além disso, serão feitos corredores de zoneamento em toda a cidade, proposta ilegal e que desconstrói o zoneamento existente.

Ivan Maglio (São Paulo, SP)

Museus

Muito oportuno o texto "Os museus e a educação integral", de autoria de Milú Villela e Felipe Chaimovich (Tendências/Debates, 29/10). Nossos museus devem, de fato, ser incorporados pelos professores em suas atividades didáticas habituais.

Quinhentos mil estudantes visitam todos os anos o Museu da Língua Portuguesa desde sua fundação, em 2006. É o museu mais visitado da cidade. Dispõe de um setor educativo bem articulado, que monitora as visitas dos estudantes, melhorando seu aproveitamento. Foi montada neste ano uma amostra itinerante de suas instalações, já exibida em Santos e Registro, que visitará diversas cidades do Estado.

Ataliba T. de Castilho, professor emérito da USP e assessor linguístico do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página