Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Mensalão
Acredito que a Folha seja o jornal mais plural do Brasil. No mesmo espaço em que escrevem os criticadíssimos Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli também escreve Ricardo Melo, cujo artigo "Supremo Tapetão Federal" ("Poder", ontem) é uma joia lapidar da falta de bom senso e de senso crítico. Ele acredita que a "classe dominante", derrotada nas eleições, foi remexer os compêndios do "Direito" para prender os líderes do PT. É importante ressaltar que o empresário Marcos Valério e a banqueira Kátia Rabello, lídimos representantes da "classe dominante", foram condenados como corruptos e estão em cana.
LEÃO MACHADO NETO (São Paulo, SP)

-

A coluna de Ricardo Melo é um raro momento de lucidez no maremoto de rancor, vingança e preconceito que desabou sobre o PT nos últimos anos. Nesse cenário, como não aplaudir a conclusão de Melo de que a liberdade de Maluf e Ustra e a prisão de Genoino e Dirceu apenas atestam a parcialidade indecorosa do Judiciário deste país?
DAGMAR ZIBAS (São Paulo, SP)

-

Pesquisa Datafolha de 8/3/1999, dois anos e três meses depois de Paulo Maluf ter deixado o cargo de prefeito de São Paulo, mostra que sua administração foi julgada pelo paulistano como a melhor que a cidade já teve. Sobre os artigos de Vinicius Mota ("A paixão e a engrenagem", "Opinião", ontem) e Ricardo Melo ("Supremo Tapetão Federal", "Poder", ontem), vale lembrar que as atuações de Paulo Maluf no Estado e na cidade de São Paulo não têm precedente em termos de realizações. Ainda hoje se anda na cidade de São Paulo graças às obras feitas nas administrações de Paulo Maluf.
ADILSON LARANJEIRA, assessor de imprensa do deputado federal Paulo Maluf (São Paulo, SP)

-

A coluna de Ricardo Melo bem poderia ter como título "Guinada à esquerda". Ironias à parte, divirjo do respeitado colunista, já que há muito o PT se distanciou de "suas raízes identificadas com o povo". Independentemente dos usurpadores do erário citados na coluna que lamentavelmente estão soltos, as prisões em curso quiçá possam servir de impulso para a transformação de que a nação carece.
EDUARDO JOSÉ DE OLIVEIRA (Sertãozinho, SP)

-

Não que eu concorde com o chamado mensalão, mas o artigo de Ricardo Melo, que acabei de ler, me proporcionou uma espécie de alívio. Alguma coisa me incomodava nessa história toda e eu não me dava conta do que era; quando li "Dirceu e Genoino presos e Maluf solto", percebi o que me incomodava.
ELZA CABRAL MESQUITA (Cotia, SP)

USP
Importantíssima a "Carta aberta aos estudantes' da USP", de Carlos Guilherme Mota (Tendências/Debates, ontem). Justíssimo seu pedido de renúncia imediata do atual reitor. Se estudantes, com os "black blocs", têm a ousadia de invadir e depredar dependências da universidade, notadamente o IEA (Instituto de Estudos Avançados), o que esses vândalos não farão pelo país afora? Até quando os governantes continuarão de braços cruzados, ouvindo a voz das ruas, ou melhor, os gritos dos arruaceiros?
DÉLCIO VIEIRA SALOMON (Belo Horizonte, MG)

Máfia do ISS
Em relação ao texto "Secretário de Kassab omitiu ter recebido denúncia anônima" ("Cotidiano", 16/11), esclareço que não vejo motivo algum para me acusarem de omissão, pois, assim que recebi a denúncia anônima, em 22/11/2012, a enviei imediatamente aos denunciados para que pudessem se manifestar e, em 28/12/2012, a encaminhei à Corregedoria para análise, já com proposta de arquivamento, devido à falta de provas e de indicação de qualquer caso concreto que pudesse merecer aprofundamento de investigação.
A Corregedoria recebeu o material em 14/1/2013, examinou a denúncia e as defesas dos denunciados e, em 27/2/2013, já como Controladoria-Geral, concluiu da mesma forma que eu, determinando o arquivamento do processo. Não houve omissão, e sim a ausência de um fato concreto que pudesse ser investigado! O que ocorreu "a posteriori".
MAURO RICARDO COSTA, ex-secretário municipal de Finanças nas gestões Serra e Kassab, em São Paulo (Salvador, BA)

-

Em respeito aos que conhecem minha história de mais de 20 anos no PT e acompanham minha atuação como vereador, repudio as afirmações de pessoas ouvidas pelo Ministério Público a respeito da investigação da Controladoria-Geral do Município ("Testemunha diz que fiscal deu verba para mais dois vereadores", "Cotidiano", 16/11). Reafirmo que não recebi recursos dos investigados para minha campanha, o que é comprovado na prestação de contas ao Tribunal Regional Eleitoral.
Quero deixar claro: não sou alvo nem tenho qualquer relação com tais investigações. Como vereador e cidadão, dou meu apoio aos trabalhos da Controladoria.
PAULO FIORILO, vereador em São Paulo pelo PT (São Paulo, SP)

Corinthians e Palmeiras
O futebol é próspero em causar emoções, mas, em sua tradição, sempre ocorreu a ingratidão. O fato de o treinador Tite não renovar com o Corinthians e a possibilidade do técnico Gilson Kleina não continuar no comando do Palmeiras ilustram uma injustiça com ambos.
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página