Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

PIB
O ministro da Fazenda Guido Mantega, diante do fraco crescimento do PIB, que agrava as perspectivas econômicas do país, não se constrange e continua com seu discurso otimista em relação ao futuro. Será que ele acredita no que fala ou apenas cumpre o seu papel de cabo eleitoral? Vejo um 2014 com agravamento da situação macroeconômica se a política continuar com a sua mediocridade, ou seja, se continuar baseada em mais do mesmo e em concessões públicas que trarão investimentos apenas a médio e longo prazo.
JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

-

Mais incrível do que o decepcionante resultado do nosso PIB no terceiro trimestre, o qual sinaliza um crescimento para 2013 bem abaixo dos 2,5% projetados pelo governo, é descobrirmos que nossa presidente está sendo iludida e que segue acreditando na conversa do ministro Mantega.
A declaração de Dilma feita há poucos dias ao jornal espanhol "El País" garantia que o PIB de 2012 mudaria de 0,9% para 1,5%, o que não ocorreu, pois ficou, após a revisão,em apenas 1%. Um erro que muito nos envergonha por escancarar a incompetência de quem está no comando da nossa economia.
RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

Preços
Vladimir Safatle analisou em sua coluna, sob uma perspectiva macroeconômica, a questão do "lucro Brasil" ("O mais caro do mundo", "Opinião", ontem).
Conhecemos o famigerado "custo Brasil", consequência de governos perdulários, ineficientes, ineficazes e, no mínimo, permissivos com a corrupção, mas se discute muito pouco sobre o outro lado da equação, inchado pelos lucros fabulosos auferidos por diversos setores da economia, com o apoio e financiamento da nossa esquerda de butique.
MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

-

Vladimir Safatle acerta em cheio ao identificar a desigualdade e o oligopólio como motivos de o Brasil ser o país mais caro do mundo. No entanto, erra em diagnosticar no lulismo seu grande instituidor. Em verdade, essas mazelas já campeiam à larga por aqui desde as capitanias hereditárias. O lulismo e o PT só não os confrontaram, como de resto não o fizeram todos os governos anteriores. Afinal, não vão morder a mão que os alimenta.
JACQUES MARCEL DUARTE (Ribeirão Preto, SP)

Mensalão
Com todo o respeito, não entendo como o ilustre procurador-geral da República possa encaminhar parecer ao presidente do STF para que José Genoino possa permanecer por mais 90 dias em prisão domiciliar para cuidar de sua saúde. Segundo o parecer, sua situação não permite tratamento no presídio. Mas a própria junta médica já informou que Genoino não tem problemas cardíacos graves. Não se pode transformar essa decisão médica em um inadequado parecer jurídico.
EBER SOARES DE SOUZA (Niterói, RJ)

Avenida Paulista
Resido há anos em São Paulo e vejo com tristeza a degradação que toma conta não só do vão-livre do Masp como também da avenida Paulista. Nesta, a sujeira piorou, com sacos de lixo revirados nas esquinas, lixeiras depredadas e sem reposição, camelôs com mercadorias espalhadas nas calçadas, hippies tricotando no espaço destinado aos pedestres.
Nunca se viram tantos mendigos na avenida nem tantas mulheres desocupadas, com crianças de colo, no meio de muita sujeira. Até uma moradora de rua se instalou com toda a sua tralha em um dos canteiros da avenida. O que está acontecendo com a nossa São Paulo diante de todo esse abandono?
TOYOMI ARAKI (São Paulo, SP)

Maracanã
Em relação à coluna "Padrão Brasil", de Cristina Grillo ("Opinião", 1º/12), a concessionária que administra o Maracanã assegura que as catracas não pararam de funcionar na final da Copa do Brasil. Houve um tumulto causado por torcedores sem ingressos. Para garantir a integridade dos outros torcedores, em alinhamento com a Polícia Militar, Federação Carioca e Flamengo, os portões da entrada E foram abertos parcialmente. Após a PM retomar o controle, o acesso voltou ao normal. Por ser uma decisão, alguns torcedores assistiram ao jogo em pé nas áreas de circulação, apesar das solicitações dos orientadores.
SINVAL ANDRADE, vice-presidente de operações do Maracanã (Rio de Janeiro, RJ)

RESPOSTA DA JORNALISTA CRISTINA GRILLO - A equipe da Folha que esteve no Maracanã no dia 27/11 presenciou o momento em que as catracas pararam de funcionar, o que ocasionou o tumulto. No último domingo, por volta das 16h, ao menos duas catracas na entrada leste também estavam paradas.

Educação
Em ranking de 65 países, o Brasil ficou em 59º lugar em ciências e em 55º lugar em leitura. A maioria dos nossos adolescentes não sabe ler e interpretar minimamente um texto simples. Educação deveria ser a prioridade de qualquer país sério. Em vez disso, é mais fácil para o governo fazer demagogia e criar cotas raciais e outras medidas enganosas. São dados alarmantes como esses que explicam por que somos a sétima economia mundial, mas ocupamos o vexatório 85º lugar no IDH.
RENATO KHAIR (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página