Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

PT

O PT faz seu alvoroço em relação aos condenados do mensalão com algum fundamento, como foi mostrado nas declarações no ato promovido pelo partido nessa sexta-feira 13. Cada vez mais confirma-se a tese de que a conduta do Supremo Tribunal Federal, em especial a de Joaquim Barbosa, foi escandalosamente política e injusta. Como se explica a morosidade no trato do mensalão tucano? Como justificar a aceitação, sem polêmicas, de que o julgamento retornasse à primeira instância, pedido refutado por três vezes no julgamento da ação penal 470? Se a corrupção no Brasil é regra, por que o julgamento foi de exceção?

Adilson Roberto Gonçalves (Lorena, SP)

-

Não poderia ser mais adequada a data escolhida pelos militantes petistas para um ato de desagravo aos presos do partido: sexta-feira 13, dia que é sinônimo de mau agouro. Um grande desfile de zumbis, envergando camisetas com fotos dos mensaleiros Dirceu, Genoino e Delúbio e estampando frases de apoio a esses criminosos que somente eles consideram heróis.

Ronaldo Gomes Ferraz (Rio de Janeiro, RJ)

Coreia do Norte

A Coreia do Norte é uma ditadura cruel e sanguinária, que repete as piores práticas do período stalinista. O jovem ditador do país mandou executar seu tio e tutor e o apagou das fotos oficiais do regime, exatamente como Stálin fazia na antiga URSS. A comunidade internacional deveria agir e impedir que o tirano continue oprimindo seu povo.

Enquanto a Coreia do Sul fez uma revolução nos últimos 40 anos e se tornou um país rico, democrático, desenvolvido, moderno e altamente educado, a Coreia do Norte, ao contrário, é sinônimo de atraso, miséria, fome, ditadura e opressão. É revoltante que em pleno século 21 esse tipo de ditadura continue existindo no mundo.

Renato Khair (São Paulo, SP)

Dieta sem carne

A Folha publicou há algumas semanas uma equivocada e preconceituosa reportagem sobre o veganismo ("Comida", 27/11), escrita por alguém que não é da área da saúde e associando essa dieta com desnutrição e olheiras. Desde então, percebendo a desinformação que promoveu, o jornal tem publicado em seu Painel do Leitor, no caderno "Comida" e até na própria coluna da ombudsman pequenos direitos de resposta por parte de vegetarianos e veganos. O artigo "Dieta rica e saudável" (Tendências/Debates, 13/12) foi o melhor até agora. Parabéns ao jornal.

João Batista Vieira Júnior (São Paulo, SP)

-

Fiquei triste ao ler o artigo "Dieta rica e saudável". Sou onívoro e desprovido de preconceitos. Adoro ir a restaurantes vegetarianos, veganos e a churrascarias. Admiro igualmente os amigos que não comem carne e os que comem. O verdadeiro problema, como comprovou o artigo de Eric Slywitch, é que alguns veganos e vegetarianos insistem em defender sua posição atacando o consumo de carne de uma forma quase dogmática e religiosa. Cada um deveria aprender a ouvir o seu próprio corpo (coração e estômago) e a agir de forma respeitosa em relação àqueles que o ouvem de forma diferente.

Elcio Camilo Alves de Souza (São Paulo, SP)

Copa do Mundo

O artigo de Demétrio Magnoli ("Não estrague a festa, estúpido!", "Poder", ontem) toca num ponto crucial do momento em que estamos vivendo. Em vez de nos preocuparmos com a nossa produtividade, competitividade e qualidade de vida, exaltamos a nossa hospitalidade, solidariedade e belezas naturais para receber os turistas na Copa, como se eles fossem ingênuos e não soubessem das nossas mazelas, da corrupção desenfreada e sistêmica, da incompetência e da medíocre gestão da CBF sobre o principal esporte do país.

Francisco Sérgio Ruiz (São Bernardo do Campo, SP)

Segurança no trânsito

Enquanto crescem as aprovações no programa de inspeção veicular da cidade de São Paulo, muito em razão da fiscalização maior e do bloqueio nos licenciamentos, somos surpreendidos com o contrassenso do governo federal, manobrando para prorrogar a obrigatoriedade de instalação de airbags e freios ABS nos carros a partir de 2014. Itens obrigatórios há anos nos países de Primeiro Mundo. Parabéns ao ministro Mantega por essa iniciativa. Com isso, o nosso sangue continuará a escorrer por ruas, avenidas e estradas.

Roberto Gonçalves Siqueira (São Paulo, SP)

Datafolha

A deputada federal Jandira Feghali foi lançada no dia 13/10 como pré-candidata ao governo do Rio pelo Partido Comunista do Brasil. Numa decisão tomada em convenção estadual, o PC do B decidiu por apontar a parlamentar como alternativa ao pleito de 2014 no Estado. Mesmo sem constar na primeira pesquisa do Instituto Datafolha, Jandira surgiu em 4º lugar na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, com 6% e poucos pontos atrás dos primeiros colocados. Acreditamos que a pré-candidata constará na próxima pesquisa feita a pedido da Folha, como forma de respeitar o processo democrático brasileiro.

João Batista Rocha Lemos, presidente do Partido Comunista do Brasil do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

NOTA DA REDAÇÃO - O nome da deputada poderá ser incluído nas próximas pesquisas. Antes da homologação das candidaturas, o critério para definição dos nomes pesquisados é jornalístico.

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página