Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Belo Monte

Parabenizo a Folha pela excelente reportagem sobre Belo Monte ("O controvertido colosso do Xingu", "Ilustríssima", ontem). O restante do trabalho, no site da Folha, é um exemplo de jornalismo moderno. Traz uma análise equilibrada e completa sobre todos os aspectos do empreendimento. Fala da obra, dos índios e dos moradores de Altamira (PA) com objetividade. Mais ainda: usa imagens, gráficos e vídeos de excelente qualidade para transportar o leitor para Altamira. A Folha usou todos os recursos do jornalismo na internet para oferecer ao leitor uma reportagem que, espero, sirva de referência no futuro.

Gilberto Camara Neto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos, SP)

-

Sem energia elétrica um país não cresce. O Brasil precisa, portanto, aproveitar seu grande potencial hídrico para desenvolver-se. Com a geração de energia, também os empregos aumentarão e, consequentemente, a qualidade de vida de muitos brasileiros. A área alagada no Pará é pequena diante de todos os benefícios que a usina de Belo Monte poderá trazer no futuro. Para atender às necessidades da nação o que é melhor: uma usina como Belo Monte ou várias usinas nucleares iguais a Angra 2?

Claudir José Mandelli, engenheiro (Tupã, SP)

Propaganda de governo

A informação de que o governo do Estado de São Paulo vai dobrar as despesas com propaganda no ano que se aproxima exige explicações ("Poder", ontem). Afinal de contas, o governador será mais uma vez candidato à reeleição e os valores a serem gastos têm como principal razão resgatá-lo das críticas que ele tem recebido.

De forma clara, quem pode negar que o grande objetivo é vender uma imagem positiva do governo? E mais, será que essa verba não poderia ser usada em outras áreas, como a segurança pública e a educação, entre outras?

Uriel Villas Boas (Santos, SP)

Código de Processo Civil

Muito oportuna a participação da Folha no debate sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) ("Acelerar os processos", "Opinião", ontem). O fim do efeito suspensivo automático da apelação vale mais ou tanto quanto o novo CPC inteiro. Juízes de 1º grau não podem ser tratados como pareceristas; como responsáveis por decidir, apenas, quem vai recorrer. A Câmara dos Deputados precisa explicar ao país a quem interessa a manutenção dessa nefasta regra e, consequentemente, de um dos principais entraves à eficácia do sistema de Justiça do país.

Fernando da Fonseca Gajardoni, juiz de Direito (Franca, SP)

Adultos na escola

A educação é algo fundamental para melhorarmos o país. Sobre a reportagem "Filhos e emprego levam adultos de volta à escola" ("Cotidiano", ontem), vale lembrar que estudos científicos demonstram que a educação depois dos 60 anos diminui a incidência de doenças degenerativas como a doença de Alzheimer.

Luiz Antonio Gil Júnior, médico geriatra (São Paulo, SP)

Fotografia

A ombudsman Suzana Singer analisa em sua coluna a decisão dos grandes jornais de não enviar fotógrafos próprios a eventos relevantes, como o funeral de Nelson Mandela ("Diga X'", "Poder", ontem). Os jornais, com isso, acabam reféns daquilo que o próprio texto chama de "releases visuais", uma definição perfeita para a imagem de Dilma, Sarney, Collor, FHC e Lula lado a lado publicada no alto da "Primeira Página" da Folha (10/12).

Na mesma edição, logo abaixo, o flagrante de Aécio Neves e Eduardo Campos saindo de um restaurante no Rio, onde haviam jantado. A foto dispensa maiores explicações quanto à importância de um bom fotógrafo na linha de frente. O futuro do jornal impresso é desanimador quando constatamos que os veículos se contentam com fotos oficiais e acreditam que elas bastam para os leitores.

Mauro Cezar Pereira (São Paulo, SP)

Dieta sem carne

O leitor Elcio de Souza (Painel do Leitor, ontem) escreve, entre outras coisas, que lamenta que os vegetarianos e os veganos insistam em defender a sua posição atacando o consumo de carne de uma forma quase dogmática e religiosa. Concordo com quase tudo o que ele escreveu, mas há um ponto crucial e inegociável: a matança de animais, com sua crueldade e tortura correlatas. Quem os defende? Será que se trata de dogma e fanatismo (quase) religioso ou de ativismo mais do que apropriado?

Nuno M. M. Martins (Barueri, SP)

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro, que já estava nivelado por baixo, conseguiu chegar ao fundo do poço. O culpado? Um conjunto de erros e a desorganização que, ao longo do tempo, têm sido responsáveis por prejudicar o futebol no país. Um campeonato que termina, mas não acaba? A sequência será nos tribunais e uma virada poderá salvar ao menos um clube carioca. O espantoso é notar que figuras que trataram da mesma situação no passado tenham hoje uma posição diferente. Regras? Regulamentos? Não. Tudo indica que o futebol é regido por decisões que sempre favorecem os que podem mais.

Wagner Fernandes Guardiã (São Vicente, SP)

-

Causou-me surpresa o artigo de Cristina Grillo ("Caiu? Levanta!", "Opinião", ontem). Quem falou em ganhar no "tapetão"? O Fluminense está alheio a essa discussão. A colunista está propondo que se descumpram as leis e normas desportivas? Escalar jogador suspenso é falta gravíssima.

Luiz Moura (Rio de Janeiro, RJ)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página