Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Cartel dos trilhos
Como paulista, quero parabenizar a Folha por esclarecer e também divulgar o que ocorre nos "subterrâneos" da Assembleia de São Paulo ("PSDB barra investigações sobre cartel na Assembleia", "Poder", ontem). O cartel do metrô nunca será analisado com a seriedade que nós queremos. Mais uma vez, o PSDB e sua base aliada barram as investigações do desvio de verbas. Só resta agora o STF também engavetar as denúncias seriíssimas.
HELIO DE ALMEIDA ROCHA (Piracicaba, SP)

-

Surpreende que os tucanos, sob gravíssimas acusações de corrupção no caso dos trens da CPTM e do Metrô, tenham conseguido bloquear as investigações. Na Assembleia Legislativa de SP o assunto já morreu e, na mídia, vez ou outra, somos obrigados a assistir, constrangidos, ao governador e a vários acusados dizerem que exigem imediata apuração do caso. Colocam-se incrivelmente como acusadores, e isso sob o olhar compassivo do PT. Os tempos mudaram?
ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

Renan Calheiros
Até quando o povo brasileiro terá de se submeter aos mandos e desmandos de quem deveria dar o exemplo de cidadania ao país? O presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), diz que vai consultar a FAB se seu voo para fazer um implante de cabelos no Recife foi indevido ("Poder", 22/12)? Será que ele ainda duvida disso?
LAILA ABBOUD NEHME (Ituiutaba, MG)

-

Até quando Renan Calheiros ainda continuará nas manchetes dos jornais a zombar de todos nós, contribuintes?
VINÍCIUS ALMEIDA (Ouro Preto, MG)

IPTU
No texto "Skaf, quem diria" ("Opinião", ontem), Vinicius Mota, de forma provocativa e desrespeitosa, desqualifica a ação do PSDB no episódio do IPTU paulistano, sustado judicialmente.
Para atribuir protagonismo ao presidente da Fiesp, rebaixa as manifestações, nesse sentido, da bancada de vereadores do PSDB, do Diretório Municipal do PSDB e do PSDB estadual, que teve a primazia no pedido que sustou a cobrança abusiva do IPTU.
Vai mais longe. Cobra falas e posicionamentos do governador Geraldo Alckmin, do ex-governador José Serra e do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves --que, pelas suas atribuições e competências, corretamente não se envolveram politicamente nessa questão municipal. Chega a questionar a representatividade do deputado Duarte Nogueira.
Mas, para prestar serviços à Fiesp, omite que o partido do eventual candidato Paulo Skaf foi na contramão e votou com o prefeito Fernando Haddad pelo aumento abusivo do IPTU.
MILTON FLÁVIO, presidente do Diretório Municipal do PSDB-SP (São Paulo, SP)

Handebol
Surpreendente ver o devido destaque dado às meninas da seleção brasileira de handebol em sua conquista como campeãs mundiais ("Esporte", ontem). Nós, amantes do esporte, esperamos que as mídias deem a devida atenção ao handebol brasileiro. É um absurdo termos que acompanhar o jogo lance a lance só no site do UOL porque nenhuma grande emissora acreditou na seleção de handebol.
AMANDA REIS (São Paulo, SP)

Defensoria
Muito oportuno o editorial "Triste Defensoria" ("Opinião", 22/12). No Brasil, a instituição incumbida pela Constituição de promover o acesso à Justiça para as pessoas carentes está longe de cumprir sua missão, em grande medida por falta de profissionais.
É preciso, no entanto, registrar que, no Estado de São Paulo, os avanços foram expressivos. No ano passado, após aprovação de lei de iniciativa do governo estadual, foram criados 400 novos cargos de defensores públicos, para provimento em quatro anos, aumentando o quadro de 500 para 900 defensores.
Também foram criados 530 cargos de servidores do quadro de apoio, com destaque para profissionais da área psicossocial, que atuarão no atendimento multidisciplinar à população. Embora seja um quadro insuficiente para um Estado que conta com mais de 270 comarcas --e cerca de 2.300 juízes e 1.800 promotores--, a ampliação da Defensoria de SP tem tido um destaque positivo no cenário nacional.
DANIELA SOLLBERGER CEMBRANELLI, defensora pública-geral do Estado de SP (São Paulo, SP)

Ariano Suassuna
Parabéns ao jornalista Fabio Victor pela excelente entrevista com Ariano Suassuna ("Entrevista da 2ª"). Foi muito gratificante saber que o escritor fez um pacto com Deus para concluir a obra em que trabalha há 33 anos.
Deus agraciou Suassuna, pois entendeu que o povo não poderia ser privado da obra mais importante do escritor, segundo ele próprio declarou.
GILBERTO GERALDI (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos do IMS - Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro, RJ), de Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (São Paulo, SP), do Instituto Aço Brasil (Rio de Janeiro, RJ), da Apsen Farmacêutica (São Paulo, SP) e de Amadeu Garrido (São Paulo, SP).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página