Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Ucrânia
Depois das ações destrambelhadas dos EUA na guerra na Síria, Vladimir Putin se sobressaiu como negociador junto às organizações internacionais, evitando interferência no conflito entre o governo sírio e seus opositores. Parece que o ego russo se insuflou, levando-o a agir ao seu bel-prazer em relação à Ucrânia.
Beatriz Campos (São Paulo, SP)

-

O golpe na Ucrânia não é um retorno à Guerra Fria --ela nunca saiu das ações econômicas, bélicas e ideológicas dos EUA. A mudança foi apenas no confronto com a URSS, depois do desmonte do modelo socialista. Mas o capitalismo continua provocador, depredador e instável.
Antonio Negrão de Sá (Rio de Janeiro, RJ)

Mais Médicos
Saúdo o artigo de Rogério Cesar de Cerqueira Leite ("Mais médicos, menos falácias", Tendências/Debates, ontem) por nos apresentar uma visão mais humana e menos enviesada sobre a situação dos cubanos no programa Mais Médicos. São profissionais competentes e solidários, que vieram atender a população carente de áreas periféricas do Brasil, abandonadas pelos médicos brasileiros. Esses profissionais merecem nosso carinho, respeito e gratidão.
Marcelo Vargas, professor da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP)

-

Cerqueira Leite omite pontos fundamentais em seu artigo: a) acreditamos que nossos impostos vão para a melhoria dos serviços públicos. A solução da penúria em Cuba cabe aos cubanos, não a nós; b) o governo federal está sim patrocinando trabalho análogo ao escravo. Por certo, o professor não admitiria trabalhar nas mesmas condições que os médicos cubanos. Não faltam médicos no Brasil, faltam condições de trabalho, planos de carreiras e salários dignos, que permitam a profissionais com até dez anos de curso superior se estabelecer por algum tempo nos rincões do país.
Alexandre Rocha, médico (São Paulo, SP)

Escolas rurais
Finalmente uma reportagem sobre o crime que é o fechamento de escolas ("País fecha 8 escolas por dia na zona rural", "Cotidiano", 3/3), que fere o direito das populações do campo. Merecia publicação em dia de maior leitura, pois o tema precisa de destaque. Gestores de todos os níveis governamentais devem superar o descaso com a educação e garantir as condições para que crianças e adolescentes tenham seu direito assegurado com qualidade, sem simplificações baratas.
Maria do Carmo Paoliello (Vitória, ES)

Plano real
O leitor Paulo Abreu (Painel do Leitor, ontem) tem toda razão em fazer referência ao presidente Itamar Franco. Seu papel na implantação do Plano Real deve ser reconhecido e tenho feito isso em diversas oportunidades, como no pronunciamento que fiz na sessão solene do Congresso que marcou os 20 anos do lançamento do plano, na minha página no Facebook, em artigos anteriores publicados pela Folha e em inúmeras entrevistas.
Aécio Neves, senador pelo PSDB-MG (Brasília, DF)

Copa do Mundo
É claro que vai ter Copa. A um custo altíssimo, bancado com dinheiro público. Ronaldo ("#100diaspraCopa", Tendências/Debates, ontem), o Brasil não precisa de "mídia espontânea" para o futebol. Somos pentacampeões e você é o artilheiro de todas as Copas. O mundo já sabe disso. O custo que vamos pagar pelo estádio de Cuiabá, por exemplo, é alto demais para uma arena que não será usada por ninguém a ponto de recuperar o investimento. É triste, mas previsível.
Josenir Teixeira, advogado (São Paulo, SP)

-

Achei a tentativa de defesa da Copa bem estruturada, com números bem confiáveis sobre os valores de investimentos na saúde, educação e retorno com turismo. Porém faltou ao final ele dar os créditos a quem escreveu o texto. O Mundial está aí e o desperdício já ocorreu. Agora é hora de levantar, apurar e apontar os possíveis desvios. A educação e saúde pedem, em sua defesa, o mesmo empenho de Ronaldo.
Celso Marciano (Sorocaba, SP)

Romário
Segundo a reportagem "Romário tem sua carteira de motorista apreendida no Rio" ("Poder", 3/3) o ex-jogador teve a carteira de habilitação apreendida por exercer seu direito de não fazer o teste do bafômetro. Assim como o direito à imprensa livre, o direito à não autoincriminação é uma conquista do povo brasileiro, pois visa a abolição da tortura como forma de interrogatório --como o outro visa a liberdade de informação. Abriremos mão de nossos direitos por um governo que só objetiva a arrecadação por meio de multas?
Osmar Cesar Gama (Peruíbe, SP)

Carnaval
Parabéns ao colunista João Gordo pela crônica "Vou beijar-te agora" ("Carnaval", 3/3).Ele discorre com maestria em relação a tudo que está acontecendo no Brasil: alegria sem sentido, regulada por uma tentativa de evitar o sentimento de colapso social que ora observamos no país. Análise inteligente, lúcida e ilhada nesta mediocridade chamada Carnaval.
Luiz O. Garcia Pedrosa (Belo Horizonte, MG)

Manifestações
Com o período de descanso do Carnaval, volta à mente o pífio resultado das legítimas manifestações do ano passado. Com os "black blocs", toda a sociedade perdeu chances de melhorias. Crimes continuaram impunes, os desmandos dos políticos perduram e os serviços públicos permanecem péssimos. Ao término dos festejos de Momo, a Copa do Mundo e as eleições vão dominar a mídia, e os surdos lamentos ficarão novamente esquecidos --continuaremos com um dos maiores impostos do planeta, sem as devidas contrapartidas.
João Coelho Vítola (Brasília, DF)

Pizzolato
A pergunta que não quer calar: será que o governo da Itália vai extraditar Henrique Pizzolato para o Brasil, ou os italianos vão se valer do pretexto de que não temos um Estado de Direito no país?
Erasmo Valladão França, professor de direito da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página