Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vladimir Safatle

Sem água

Há várias maneiras de você dar a impressão de resolver um problema. Uma delas é deixando de nomeá-lo.

Se alguém pergunta sobre o problema você corrige e diz que o infeliz está usando o termo errado, que esse problema não descreve o caso em questão. É uma tática tão boa como esconder um elefante tentando impedir as pessoas de verem a totalidade do animal, ou seja, mostrando uma hora uma pata, na outra a tromba, como se elas fossem partes que não pertencessem a um mesmo objeto.

Assim, a cidade de São Paulo acredita que vai resolver seu problema de racionamento de água. O primeiro passo é dizer com insistência e segurança: "a falta periódica de água que afeta grandes cidades como Osasco, Guarulhos, entre outras não é um racionamento". Claro, claro, e isso não é um cachimbo, como disse um dia René Magritte.

O segundo passo é fazer de tudo para que a incapacidade humana de planejamento e cuidado ecológico se transforme em vontade arbitrária divina. Se São Paulo está em processo não declarado de racionamento de água é porque choveu pouco.

Fazer o quê, não é verdade? Não tem água porque não choveu. Ou seja, podemos estar no século 21, mas alguns acham que ainda vale a pena aparecer com argumentos do século 18.

Não passa na cabeça de alguns administradores que --há muito tempo-- o mais importante Estado da federação deveria ter um sistema apto a lidar com as instabilidades do meio ambiente.

Nestes últimos dias, não faltaram especialistas e acadêmicos a desnudar tal inépcia planificadora do governo paulista. O sistema responsável pelo abastecimento de São Paulo foi inaugurado em 1985 e, desde então, nada mais se fez --isso a despeito do crescimento vertiginoso da população paulistana.

O uso industrial de água poderia ser limitado em prol do uso humano desse recurso, estimulando o reúso da água pelas indústrias. Mas a política de defesa e preservação dos mananciais é, principalmente, apenas uma peça de propaganda.

Pressionado pela fraqueza do poder público em barrar a especulação imobiliária e a ocupação do solo, os mananciais veem sua capacidade de produção de água ser seriamente afetada. Fato que demonstra o preço que se paga por acreditar que ecologia é apenas uma palavra que deve aparecer de quatro em quatro anos, durante as campanhas eleitorais e ao som de cantos de pássaros.

O produtivismo sem consciência ecológica alguma é a marca maior do desenvolvimento econômico do nosso Estado há tempo demais.

Por isso, lidamos com problemas que há muito já deviam ter sido superados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página