Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Indigentes com RG
É estarrecedora a notícia de que aproximadamente 3.000 pessoas foram sepultadas como indigentes, mesmo tendo sido identificadas ("Indigentes com RG", "Cotidiano", 22/4). É inimaginável o sofrimento dos familiares que durante anos as procuraram na esperança de encontrá-las com vida, ou mesmo de sepultá-las com dignidade. Esse descaso e falta de respeito do serviço público têm de ser investigados. Lembramos também que o cemitério de Perus já foi palco de sepultamento de desaparecidos políticos no período da ditadura. Nossa solidariedade aos familiares.
JURCY QUERIDO MOREIRA (Guaratinguetá, SP)

Ferrovia Norte-Sul
De acordo com reportagem "Falta de trilho vai parar obra da Norte-Sul" ("Mercado 1", ontem), a implantação do trecho da ferrovia que ligará Anápolis (GO) a Estrela D'Oeste (SP), iniciada em 2010 e com previsão inicial de término em 2012, novamente será paralisada. Não é apenas a falta de "trilho" que pode parar uma construção grandiosa que poderá favorecer o escoamento produtivo. Os interesses sobre a continuidade do "reinado" rodoviário são maiores. Por isso, devido ao alto custo e ao retorno mínimo, o transporte ferroviário de pessoas está fadado à história e às obras literárias.
KÁTIA NONES HERÉDIA (Santa Bárbara D'Oeste, SP)

Bar fechado
Interessante o artigo de Xico Sá sobre o bar Mercearia São Pedro ("Merça' é patrimônio e ponto de encontro cultural da cidade", "Cotidiano", ontem). Faltou dizer que os clientes tomam a rua impedindo o trânsito, fumam maconha e conversam em altos brados até duas ou três da madrugada. Mais interessante ainda é constatar que o endereço da criatividade, da inteligência e do engajamento político seja palco de total ausência de cidadania e de respeito pelos outros.
AMAURI ORTIZ CABRAL (São Paulo, SP)

Aeroportos paulistas
Em reposta à reportagem "Governo vetará emenda, mas faz projeto para aeroportos privados" ("Mercado 1", ontem), o Departamento Aeroviário do Estado enfatiza que a concessão dos aeroportos paulistas à iniciativa privada é positiva para a aviação brasileira e não trará nenhum problema. A concessão alavancará novos investimentos para os terminais e irá melhorar sua infraestrutura, a exemplo do modelo dos cinco aeroportos do Estado cuja concessão foi autorizada pela Secretaria da Aviação Civil em 9 de janeiro e, cinco dias depois, foi revogada pela Presidência da República sem nenhuma explicação.
SOLANGE GUARINO, assessora do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Direita festiva
Noemi Jaffe ("Teimosa humanidade", Tendências/ Debates, ontem) não percebeu a ironia bem-humorada de Luiz Felipe Pondé ("Por uma direita festiva", "Ilustrada", 21/4). Em seu artigo, o filósofo somente considerou comportamentos a que deve assistir há anos em sua vida acadêmica. Nos anos 70, na USP, vi jovens com o mesmo discurso, vazio de sentido em sua efetividade. "Pegava bem" repetir certas frases, para sentir-se enturmado com aqueles que eram a expressão do bem e salvação da humanidade --os da esquerda festiva-- contra os do mal, os que não se alinhavam ao mesmo discurso vazio e muitas vezes hipócrita. Quarenta anos se passaram e muitos não amadureceram.
ANA LÚCIA AMARAL, procuradora aposentada (São Paulo, SP)

-

Finalmente alguém elaborou uma balizada crítica aos impropérios do pretenso filósofo Luiz Felipe Pondé. Gostaria de parabenizar Noemi Jaffe pela lucidez dos argumentos de que se vale para colocar por terra a soberba do colunista, que parece não se dar conta do ridículo a que se expõe ao "defender" suas ideias. Não sei como um jornal do porte da Folha abre espaço para as falas desse colunista, que ultrapassa todos os limites da respeitabilidade.
MARIA ESTHER FERNANDES, socióloga (Ribeirão Preto, SP)

Aborto
Rogério Gentile ("Direito à vida", "Opinião", ontem) tentou ir contra o aborto usando a razão, como o fez Hélio Schwartsman ("Aborto, eleição e violinistas", "Opinião", 23/4) ao defender o tema. Ele diz que temos muitos meios anticoncepcionais que podem ser usados, mas ignora que nenhum é 100% seguro e algo sempre pode sair do controle. O ser humano não é tão mecanicista e não age como se fosse um robô. Somos muito mais emocionais.
EDNEY ANDRADE REIS (Juiz de fora, MG)

-

Excelente o artigo de Rogério Gentile, contradizendo as infelizes colocações do ótimo colunista Hélio Schwartsman. Diferentemente do que afirmou Schwartsman, não é por ser socialista que se deve defender automaticamente o aborto.
EDUARDO GABRICH, advogado (Santa Luzia, MG)

Turismo na Copa
Parabenizo à Folha pelo caderno "Turismo na Copa", publicado ontem. Todos os pontos importantes para o turista estrangeiro foram apresentados, além do calendário dos jogos do Mundial em cada cidade. Guardarei o caderno para acompanhar o andamento das partidas e, após a final, vou mantê-lo como lembrança.
DOUGLAS JORGE (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página