Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Copa do Mundo

Discordo da afirmação do presidente do TCU, Augusto Nardes ("Banheiros são fedorentos', diz ministro do TCU", "Poder", 28/5). O Brasil não vai passar vergonha na Copa, mas concordo que a manutenção dos banheiros de alguns aeroportos precisa melhorar. A cada visita inspeciono, cobro e constato melhorias. Agora, com um aliado de peso, creio que avançaremos ainda mais rápido.
MOREIRA FRANCO, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (Brasília, DF)

-

Se a Fifa queria até dez estádios, por que o governo quis que fossem 12? Creio que foi para agradar a políticos e empreiteiras. Moradias, escolas e hospitais poderiam ser construídos com esse dinheiro jogado fora.
LUIZ FELIPE SCHITTINI (Rio de Janeiro, RJ)

-

Os modernos equipamentos médicos da Granja Comary, onde a seleção se prepara, deveriam ser disponibilizados aos moradores do Rio após o Mundial.
ARTHUR MONDIN (Guarapuava, PR)

-

A foto da "Primeira Página" (28/5), com um índio apontando uma fecha para um policial, mostra o despreparo das nossas autoridades para manter um clima favorável. Imagino a preocupação de nossos visitantes com a possibilidade de serem flechados nas grandes cidades brasileiras.
LUDINEI PICELLI (Londrina, PR)

Infraestrutura

Sobre o editorial "Indústria do atraso" ("Opinião", 28/5), concordo que uma das principais razões da morosidade na execução de obras de infraestrutura é a má qualidade dos projetos apresentados pela administração pública. Má qualidade que gera a necessidade de revisão e de aditivos. O poder público só deveria colocar uma obra em licitação quando dispusesse de projeto completo, o que daria segurança para contratantes e contratados.
CARLOS EDUARDO LIMA JORGE, diretor-executivo da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (São Paulo, SP)

Vaivém

Parabéns ao jornalista Mauro Zafalon e a esta Folha pelos 25 anos da coluna Vaivém das Commodities, que se consolida como um dos mais importantes espaços da imprensa na cobertura do agronegócio brasileiro, setor que representa quase um terço do PIB brasileiro e é um dos mais importantes da economia do país. Sem dúvida, a seriedade dos profissionais na cobertura do setor é responsável pela vida longa e credibilidade da coluna.
JOÃO RODARTE, presidente da CDN Comunicação Corporativa (São Paulo, SP)

Governo Dilma

Dilma anunciou a desoneração permanente para 56 setores ("Governo confirma que desoneração será prorrogada", "Mercado", 28/5). Seria o momento de dar direitos iguais a todos, mas ficamos à mercê de leis imediatistas.
ROMILDO S. DELFINO DA SILVA (Americana, SP)

-

Os erros da política econômica são justificados por um modelo intervencionista e autoritário. Esses desajustes contribuem para elevar o nível de apoio de grande parcela dos atores econômicos em favor de mudanças.
JOSÉ MATIAS-PEREIRA, doutor em ciência política pela Universidade Complutense de Madri (Brasília, DF)

Pilotos do Legacy

A coluna "O Itamaraty e o Legacy" ("Opinião", 28/05), de Fernando Rodrigues, tem imprecisões. Joseph Lepore e Jan Paladino não foram autorizados a sair do Brasil por influência do Itamaraty, mas por decisão do TRF da 1ª Região, em habeas corpus, que reconheceu ser ilegal a retenção dos passaportes e assegurou o direito de aguardar julgamento no país de origem. Não há obrigação de comparecimento regular dos pilotos ao Brasil. Não são foragidos e participam do processo pelos seus advogados e pessoalmente, interrogados por videoconferência. A ação penal está em grau de recurso no STJ, inexistindo motivo para prisão preventiva.
JOSÉ CARLOS DIAS e THEO DIAS, advogados de Joseph Lepore e Jan Paladino (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA FERNANDO RODRIGUES - A Folha divulgou em 21 de dezembro de 2010 o conteúdo de telegramas reservados da diplomacia dos EUA (bit.ly/Legacy-livres) relatando como o Itamaraty fez pressão sobre o juiz responsável pelo caso. O Itamaraty nunca quis comentar o assunto. Sobre os pilotos não serem foragidos, essa é a opinião dos advogados que são pagos para defender seus clientes. O Ministério Público pensa de forma diversa.

Cirurgia da tireoide

Lemos com interesse a reportagem "Novo teste genético é capaz de evitar cirurgia da tireoide" ("Saúde", 10/5), que motivou a reação de vários membros da SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço). O teste molecular é apenas uma das ferramentas que podem ser usadas na avaliação de pacientes com nódulos tireoidianos, mas ainda faltam estudos de validação consistentes. Os testes moleculares parecem promissores e muitas pesquisas estão em andamento. A indicação operatória deve ser feita com base na epidemiologia, na história clínica do paciente e em exames complementares.
ROGÉRIO A. DEDIVITIS, presidente da SBCCP (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página