Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Arauto de Obama

Depois de acompanhar a vitória da seleção de seu país sobre a equipe de Gana, em Natal, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, encontrou-se nesta terça (17) com a presidente Dilma Rousseff.

A visita é um gesto de Washington para superar o mal-estar provocado pelas revelações de que o serviço secreto norte-americano espionou a mandatária brasileira.

Quando o caso veio à tona, no ano passado, Dilma reagiu com indignação. Cancelou uma visita de Estado aos EUA e exigiu do presidente americano, Barack Obama, o compromisso formal de que novas incursões não se repetiriam.

A reação, proporcional à gravidade dos fatos, congelou o diálogo e transferiu para a Casa Branca a iniciativa da reaproximação.

Em janeiro, Obama anunciou medidas para controlar as atividades de inteligência e declarou que seu país não iria mais espionar líderes de nações aliadas e amigas --categoria em que o Brasil por certo se enquadra.

Passado o momento de maior tensão, a Copa e a proximidade das eleições brasileiras ofereceram ambiente propício ao degelo.

Para Joe Biden, o torneio é um bom palco para demonstrar simpatia e ampliar a visibilidade de sua passagem pelo continente. Para Dilma, a visita reconciliatória ajuda a conter críticas ao antiamericanismo de setores do governo e à tendência da política externa brasileira de pautar-se por critérios ideológicos.

Os EUA são a maior economia do planeta e o segundo parceiro comercial do Brasil, atrás da China. As perspectivas de expandir o fluxo comercial e ampliar investimentos não podem ser desprezadas. Pelo contrário, as oportunidades existem e parecem mutuamente subaproveitadas.

Interesses conflitantes e um histórico de preconceitos e desconfianças mútuas travam as relações entre os dois países.

Washington, por exemplo, não vê com bons olhos as pretensões do Brasil a ser líder regional num contexto que prescinda de sua presença nas decisões; por sua vez, o governo brasileiro teme o poderio norte-americano e alimenta a retórica contra sua suposta vocação imperialista.

Em entrevista a esta Folha, o vice-presidente dos Estados Unidos mencionou uma série de interesses comuns e disse que os temas em vista são variados.

Resta saber se haverá competência e boa vontade para avançar. A visita de Joe Biden já virou a página da crise de espionagem, mas é cedo para saber em que ritmo a agenda bilateral irá evoluir.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página