Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.Leia mais cartas na Folha

-

Gilberto Carvalho
Em entrevista à Folha, o ministro Gilberto Carvalho [Secretaria-Geral] alega haver no PT um erro de diagnóstico ao atribuir à "elite branca" as vaias a Dilma no Itaquerão ("PT erra no diagnóstico sobre insatisfação com o governo", "Entrevista da 2ª", 23/6). Mas não haverá erro maior do que atribuir à mídia "conservadora" esse desgaste do PT? Que culpa tem a mídia se ela é obrigada a informar os atos de corrupção praticados com tanta frequência durante os governos petistas? Carvalho ainda menciona que a corrupção não foi inventada pelo PT. Não foi mesmo, mas foi aperfeiçoada ao máximo.
Eliana França Leme (São Paulo, SP)

-

Finalmente encontramos alguém com algum bom senso dentro do PT. O partido precisa de renovação, pois seus "notáveis" da época de sua fundação, com exceção do senador Eduardo Suplicy (SP), estão na cadeia ou em outros partidos. Importante também é quando o ministro Gilberto Carvalho menciona que o PT precisa de um diagnóstico para tomar o remédio correto. Nesse caso, ele deveria contratar uma consultoria idônea para ouvir parte do eleitorado que ainda vota no PT. Com essa voz, teria um caminho para nortear seu futuro.
Mario Celestini (Osasco, SP)

Habitação
Brilhante e oportuno o artigo de Leão Serva, "A Copa dos sem-teto com teto" ("Cotidiano", 23/6), desmistificando a ação publicitária e irresponsável de Guilherme Boulos, o sem-teto com teto. Serva também desnuda a enganação marqueteira na área habitacional do prefeito Fernando Haddad e da presidente Dilma, com o seu "Minha Casa, Minha Vida, Meu Fim de Mundo".
Luthero Maynard (São Paulo, SP)

-

Se é para liberar a construção de espigões em quase todos os quarteirões da cidade, São Paulo não precisa de Plano Diretor. Basta entregar a administração municipal ao Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário). Nossos frágeis vereadores deveriam ceder seus lugares aos sócios-gerentes das maiores incorporadoras. Ficaria mais fácil destruir o pouco que resta da já sofrível qualidade de vida de São Paulo.
Ricardo Haroldo Ribeiro, advogado (São Paulo, SP)

Correios
Tudo o que foi informado na reportagem "Negócio em crise" ("Mercado", 22/6), sobre a situação dos Correios, não surpreendeu ninguém. A gestão da empresa é péssima, e os serviços são um verdadeiro descalabro. Faltou, porém, comentar as constantes greves que muito afetaram a vida do cidadão comum. Ainda hoje sinto os efeitos maléficos, principalmente no que concerne ao pagamento de contas e outros problemas. Não sei por que não se toca no assunto de uma desejável privatização.
Cláudio Francisco Portalegre Trindade (Campinas, SP)

Segurança pública
A polícia de São Paulo não consegue investigar todos os casos de roubo ("Polícia Civil só investiga 1 a cada 10 roubos em SP", "Cotidiano", 23/6). Quais são os critérios para a escolha dos crimes investigados? Seria a gravidade? Não parece. Há alguns anos sofri um sequestro-relâmpago na Vila Madalena. Fiz o boletim de ocorrência, mas não houve investigação. Na mesma semana, o apresentador Luciano Huck teve seu relógio roubado e a investigação foi imediata. Seria a fama da vítima o critério?
Flávio Ferraz, psicanalista (São Paulo, SP)

-

A reportagem retrata como se encontra a segurança pública em São Paulo. A questão envolve o descumprimento do Código Penal ante a falta de estrutura do aparelho policial. A defasagem de pessoal é até maior que a citada na reportagem. Nos últimos 20 anos, a população cresceu e o número de policiais vem diminuindo. O baixo esclarecimento de delitos sempre foi o maior incentivo para o aumento da criminalidade. Há leis demais e falta investimento nas polícias e reconhecimento ao trabalho dos policiais, mas isso é com o governo.
Jarim Lopes Roseira, presidente da International Police Association (São Paulo, SP)

Copa do Mundo
Antonio Prata sugere no artigo "Projeto CP" ("Copa 2014", 22/6) uma Copa Permanente para eternizar esse estado de espírito dessas primeiras semanas da Copa no Brasil. Estado que mostra a força que temos quando há um objetivo comum que nos desperta. Desafios não nos faltam, mas nos faltam educação e civilidade.
Francisco S. Ruiz (São Bernardo do Campo, SP)

-

Excelente a apresentação dos dados estatísticos de todos os jogos do Brasil em Copas do Mundo ("Jogo 100, a decisão", "Copa 2014", 23/6). Faltaria apenas a relação de artilheiros desde Leônidas, Pelé, Ronaldo, Ademir, Jairzinho, entre outros, com jogos e número de gols de cada um, apurando índices de cada artilheiro.
Luiz Ernesto Kawall (São Paulo, SP)

Mídia
A organização Repórteres sem Fronteiras está preocupada com o fato de o PT ter chamado alguns colunistas de "pitbulls" ("Organização critica ataque do PT contra colunistas", "Poder", 23/6). Que bobagem! Certamente os integrantes dessa lista estão exultantes de serem chamados assim. Pela maneira que escrevem, veem-se como lutadores ferozes numa cruzada contra um inimigo mortal. Pelas suas personalidades, estão todos felicíssimos com tanta repercussão.
José Cláuver de Aguiar Junior (Santos, SP)

-

Parabéns a todos os colunistas que fazem parte da lista de "pitbulls da grande mídia", pois isso só os engrandece. Peço a Deus que os proteja e que eles não se aposentem precocemente.
Rosália Almeida (São Bernardo do Campo, SP)

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página