Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Oriente Médio

Não consigo entender a explicação de Israel para a invasão da Palestina ("Conflito em Gaza tem dia mais sangrento", "Mundo", 21/7). Não será por causa dos três meninos mortos, supostamente por palestinos. Sobre o armamento pesado do Hamas, fica a pergunta: se eles têm esse arsenal, por que houve poucas vítimas israelenses, enquanto do lado palestino morreram mais de 300 pessoas, a maior parte civis?
PAULO SÉRGIO R. PEREIRA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Excelente o artigo de Luiz Felipe Pondé, sobre o conflito no Oriente Médio ("Marketing geopolítico", "Ilustrada", 21/7). A expansão territorial de Israel em 1948 e 1967 não partiu de sua iniciativa, sendo consequência da sua autodefesa contra a política "judeus ao mar", fato que muitos "esquecem". O Hamas e outros grupos radicais, interferindo negativamente no processo de paz, tornam-se verdadeiramente os inimigos do povo palestino.
MARCELLO D. BRONSTEIN, médico e professor da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo, SP)

Aeroporto em MG

Algumas questões devem ser levantadas sobre a construção do aeroporto na fazenda de um tio de Aécio Neves: não havia outro local para a construção? Se havia divergência sobre o valor da desapropriação, pendente na Justiça, como a obra foi executada? O aeroporto possui pista de 1.000 m, além de um modesto pátio de estacionamento de aeronaves. Será que o gasto de R$ 14 milhões é compatível com a obra?
LUCIANO N. MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

-

Aos leitores mineiros que escreveram para o Painel do Leitor (20/7) maldizendo a administração de Aécio Neves, gostaria de saber se eles se lembram da gravíssima situação fiscal e de caixa quando ele assumiu o governo em 2003? Será que também se lembram dos índices da educação e da segurança naquela ocasião, isso sem falar dos graves efeitos da moratória de 1998? A maior prova do sucesso da administração dele foi a eleição de seu sucessor, Antonio Anastasia, que começou a campanha eleitoral com 3% e terminou com 63%.
RAQUEL AMORIM (Belo Horizonte, MG)

-

Aécio Neves deve explicações convincentes ao cidadão brasileiro. Tal pista havia sido construída quando seu avô Tancredo Neves era governador de Minas, e Múcio, proprietário do terreno, prefeito de Cláudio. Coincidência é o fato do tal aeroporto estar situado estrategicamente entre duas fazendas da família. Uma coisa, entretanto, deve ser reconhecida, as obras seguiram um ritmo de rapidez e eficiência pouco usual para obras públicas.
MARIA HELENA RABELO CAMPOS (Nova Lima, MG)

Seleção brasileira

A contratação de Dunga ("Dunga volta a comandar seleção brasileira", "Esporte", 21/7) é mais uma notícia estranha. Após a frustração com a Copa, não seria o caso de fazer um grande debate, envolvendo especialistas, jogadores, técnicos e demais entendidos, para pensar novos caminhos --além de sindicância para apurar os procedimentos da CBF? O Ministério do Esporte não poderia fazer sua parte, intervir e buscar soluções? O que vemos é a continuação do mesmo.
TERESA LIMA (São Paulo, SP)

-

No futebol nunca vi tantos amadores juntos: José Maria Marin, Marco Polo Del Nero, Gilmar Rinaldi e, agora, Dunga. Vou torcer para a seleção da Costa Rica.
EDIVAL FOCHI (Santos, SP)

-

A humilhante goleada da Alemanha foi, na verdade, apenas o início de uma história tenebrosa. A CBF, ao recontratar um dos piores técnicos de uma das piores seleções brasileiras já montadas, dá um tiro no pé. Dá para piorar?
LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

-

Agora realmente mostramos como somos o país do futebol. Evolução, imaginação e novos rumos são coisas que nossos dirigentes não sabem como funcionam. Parabéns, CBF, mais uma vez você nos surpreendeu.
SERGIO BARROS MINUCCI (Santos, SP)

Rubem Alves

Adeus a uma pessoa que nunca deveria estar ausente ("Morre aos 80 o escritor e educador Rubem Alves", "Poder", 20/7). Com simplicidade e beleza no olhar, Rubem Alves nos deixa pensamentos preciosos, que devem ser compartilhados. Não há dúvida que semeou ideias incríveis, e o mundo colherá pessoas melhores. Muito obrigada por nos presentear com tanta generosidade.
EMÍLIA MARTINEZ DA FONSECA (São Paulo, SP)

-

Sou professor de sociologia do ensino médio desde 1994, e as crônicas de Rubem Alves foram de grande valia. Eu mesmo tirava cópias para os alunos, líamos e fazíamos um rico debate. Sua morte é uma grande perda.
JOSÉ ALBERTO DA SILVA (São Bernardo do Campo, SP)

Rodízio

A pesquisa Datafolha sobre o rodízio em período integral, além de realizada em período atípico, não leva em conta efeitos colaterais. Inúmeros veículos de uso comercial seriam atingidos, o que poderia resultar em aumento de custos e preços. Além disso, é uma medida paliativa. Primeiro limita-se a circulação por um dia, depois dois --até quando?
ADILSON ARMANDO CARVALHO AMADEU, vereador pelo PTB (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página