Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Aeroporto em MG

Chega a ser hilária a pecha que se tenta colar em Aécio Neves na questão do pouso no aeroporto de Cláudio, que não recebeu homologação da Anac. Os pilotos, em geral, têm a obrigação de apresentar os planos de voo, ou seja, informar e solicitar, previamente, autorização dos órgãos competentes. Se alguém autorizou ou pousou por conta própria no citado aeródromo, certamente tal irregularidade não poderá ser atribuída ao passageiro.
FLORO SANT'ANA DE ANDRADE NETO (Brasília, DF)

-

Aécio Neves se esqueceu de dizer que, além de o tio ter ganho uma baita indenização, as terras da família dele sofreram uma boa valorização após a construção do aeroporto, mesmo estando a 50 km do aeroporto de Divinópolis. É óbvio que ter um aeroporto dentro de sua fazenda faz com que as terras sejam supervalorizadas. Isso ele não cita em sua resposta.
PEDRO CINDIO (Contagem, MG)

-

Estou ficando incomodado com a forma tendenciosa que alguns setores da mídia estão tratando este episódio. Não estou julgando se está certo ou errado, mas outros fatos tão relevantes ou até muito mais graves não tiveram essa exposição. Cito dois exemplos: os votos dos ministros Toffoli e Lewandowski no caso da prisão domiciliar do mensaleiro José Genoino e a absolvição da presidente Dilma e do Conselho de Administração da Petrobras no caso da refinaria de Pasadena.
ALOÍSIO CAIXETA (Belo Horizonte, MG)

-

Aécio Neves é uma enganação para o povo brasileiro. Ele afirma que é inocente no caso do aeroporto de Cláudio e dá desculpas esfarrapadas, para enganar o eleitor. Mas ele não me engana.
PEDRO ALCI SIMÃO (Nova Londrina, PR)

Templo de Salomão

O Templo de Salomão custou à Igreja Universal do bispo Edir Macedo R$ 680 milhões ("Universal inaugura megatemplo em SP", "Poder", 1º/8). Será que Deus pede tanto luxo e riqueza? Quantos milhares de fiéis contribuíram para isso? Semelhantemente às indulgências cobradas pela Igreja Católica na Idade Média, a Universal salva a alma dos fiéis mediante contribuições abusivas que sacrificam o corpo e podem precipitar o óbito.
RAUL MARIO RIBEIRO (Guarujá, SP)

-

Foi chocante a presença das mais altas autoridades dos três Poderes na inauguração do Templo de Salomão, que não tem licença definitiva de funcionamento e está sob investigação por suspeita de construção irregular.
MIGUEL LOTITO (São Paulo, SP)

Santander

Se eu fosse um cliente do Santander, teria encerrado as minhas contas assim que a tal economista foi demitida. Um banco que se preocupa mais em estar bem com o governo do que com o bem-estar dos investimentos dos clientes não merece crédito.
SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

Crise de água

A manchete "Ação de SP na crise da água equivale a racionamento" ("Primeira Página", 1º/8) confunde o leitor e não traduz o conteúdo do texto. O enunciado deixa de explicitar que a "equivalência" se refere à água economizada, e não à adoção de racionamento. As medidas adotadas e a contribuição da população propiciaram a mesma economia que seria obtida com "racionamento de 36 horas com água e 72 horas sem" ("Cotidiano", 22 e 23/5). O texto expõe o êxito das ações para fazer frente à maior seca em 84 anos sem penalizar a população e sem pôr em risco a operação.
ADRIANO STRINGHINI, superintendente de comunicação da Sabesp (São Paulo, SP)

-

Perfeita a colocação do leitor Antônio Augusto de Castro Oliveira (Painel do Leitor, 1º/8) referente ao artigo do candidato petista Alexandre Padilha, que tentou politizar a falta de água em São Paulo, jogando a culpa pela estiagem no governo do Estado. Sugiro que Padilha faça um mea culpa da situação falimentar da saúde de nosso país deixado pelos 12 anos de gestão petista.
HÉLIO ARAÚJO CARDOSO (São Carlos, SP)

Oriente Médio

Finalmente um articulista, Reinaldo Azevedo ("Ódio a Israel", "Poder", 1º/8), esclarece quem é o Hamas, que mantém o povo palestino em cativeiro e objetiva a destruição do Estado de Israel.
FLAVIO DERDYK (São Paulo, SP)

-

Somente teremos paz no Oriente Médio quando a ONU obrigar Israel a devolver as terras que roubou dos palestinos: Cisjordânia e Colinas de Golan.
MARCELO PIVA GUIMARÃES (Santos, SP)

Anvisa

É preocupante a informação "Anvisa pode ter diretoria sem membro do campo da saúde" ("Saúde", 1º/8). A vigilância sanitária deve estruturar, operacionalizar e regular o SUS na busca da concretização do direito social à saúde, eliminando ou minimizando o risco sanitário envolvido na produção, circulação e no consumo de certos produtos, processos e serviços. A falta de um especialista poderá causar diversos danos à população.
YUSSIF ALI MERE JR, presidente da Federação e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Anac

Sobre a reportagem "Anac demora 6 anos para julgar queixa de passageiro" ("Cotidiano", 28/7), a Anac informa que cumpre institutos legais. Estudo do TCU coloca a Anac em segundo lugar em arrecadação de multas de 2008 a 2012, e no primeiro entre agências reguladoras. Dezenas de servidores trabalham em primeira instância e, na segunda, 35 membros prepararam os julgamentos. Uma terceira comissão julgadora está em formação. Dos 3.815 processos em análise na junta, 870 relacionam-se a manifestação de passageiro de 2008. Os outros referem-se a diversos assuntos e anos posteriores.
GABRIELA LEAL, chefe da assessoria de comunicação social da Anac (Brasília, DF)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página