Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Disputa eleitoral

Parece-me que o "novo" de Marina Silva não vai nos levar a lugar algum. Sob a pretensão de não praticar a política nos seus moldes atuais, que julga comprometidos, ela começa detonando possíveis alianças futuras. Esses pactos poderiam facilitar uma vitória e, em especial, o exercício de seu mandato, caso eleita.
SANDRA DE OLIVEIRA BALBI (Rio de Janeiro, RJ)

-

Paulo Skaf afirmou que Geraldo Alckmin não tem "tesão" ("Em programa de TV, Skaf diz que Alckmin governa sem tesão'", "Poder", 21/8). Além de o termo ser inadequado, beirando a grosseria, eu, como agrônomo e com experiência em reprodução animal, gostaria de dizer que estamos escolhendo um governante e não um touro reprodutor.
DAVID B. NASCIMENTO (Itapetininga, SP)

-

Lamento que a Folha seja tendenciosa. Os candidatos do PT estão sempre sorrindo, enquanto as fotos dos demais não são tão favoráveis. Foram os melhores ângulos que os fotógrafos conseguiram dos outros candidatos?
EMÍLIO SIQUEIRA MANSO VIEIRA (São José dos Campos, SP)

Estímulo ao crédito

É preciso avisar o ministro Guido Mantega (Fazenda) que não adianta liberar compulsório, reduzir reservas para devedores duvidosos e estimular o crédito imobiliário ("Dilma lança novo pacote de estímulo ao crédito", "Primeira Página", 21/8). São necessários salários e empregos.
CLAUDIO JUCHEM (São Paulo, SP)

Cartel de trens

Assustadora a reportagem "PF intima Serra a depor sobre cartel de trens" ("Poder", 21/8), porque mostra ou um enorme desconhecimento do que seja um cartel ou porque indica uma inaceitável partidarização da Polícia Federal. Informa-se que a PF intimou Serra a depor sobre a acusação de ter defendido o bolso do contribuinte. A acusação é que ele falou que não iria aceitar manobras da empresa classificada em segundo lugar que procurava "melar" a licitação. A melhor oferta defendida por Serra tinha um valor 30% menor.
ANDRÉ FRANCO MONTORO FILHO, economista e presidente do Conselho Fiscal do PSDB-SP (São Paulo, SP)

Roger Abdelmassih

Se alguém houvesse sido condenado a 278 anos de prisão, como Roger Abdelmassih, na independência dos EUA (1776), ainda teria mais 40 anos de pena para cumprir. E ainda estão querendo pedir o agravamento da pena. É por esse tipo de coisa que a Justiça é emperrada. Perdem tempo com um problema já resolvido.
PAULO ABREU (Brasília, DF)

Oriente Médio

O sequestro e a decapitação do jornalista pela milícia radical Estado Islâmico (EI) como estratégia de chantagem contra os EUA foram repugnantes ("Após morte de jornalista, Obama pede fim de milícia", "Mundo", 21/8). Se o ato é executado pelo Hamas, que se guia pela mesma filosofia e recebe financiamento das mesmas fontes, as vítimas são apontadas como "responsáveis e culpadas" antes de qualquer averiguação.
JORGE ALBERTO NURKIN (São Paulo, SP)

Mobilidade cicloviária

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que a ciclopassarela que liga o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros, entregue nesta quarta (20), pertence à Prefeitura de São Paulo ("Placa atrapalha' passeio de prefeito por nova ciclopassarela", "Cotidiano", 21/8). A construção da ciclopassarela foi uma das obras de compensação, determinadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) ao empreendedor WTorre, para minimizar os impactos no sistema viário provocados pela implantação do Complexo WTorre JK. Não compete à CPTM administrar ou cuidar da manutenção e da segurança do novo equipamento.
SÉRGIO DE CARVALHO JR., gerente de relacionamento da CPTM (São Paulo, SP)

-

Diferentemente de Ricardo V. Junqueira (Painel do Leitor, 21/8), que democraticamente demonstra não nutrir simpatia por ciclistas, entendo que uma metrópole como São Paulo merece e necessita, sim, de uma grande malha de ciclovias, com incentivos aos adeptos, como por exemplo a construção de vestiários e bicicletários nos locais de trabalho, conforme projeto de lei que tramita na Câmara Municipal.
LEONARDO CASTELO BRANCO (São Paulo, SP)

O que a Folha pensa

A Folha faz muito bem em deixar claras suas posições políticas, ainda que não as partidárias ("Campanha mostra posição da Folha sobre temas polêmicos", Poder, 1º/8). O editorial "As pistas de Aécio" ("Opinião", 1º/8) vai nessa linha e possui o tom da coragem ao refutar parte dos esclarecimentos do tucano, mesmo tendo ele ocupado espaço do próprio jornal para se defender.
ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

-

Fiquei sinceramente chocada com as manifestações de apoio que a Folha divulga. Quando um meio de comunicação de grande abrangência e que possui grande credibilidade se manifesta a favor da liberação das drogas, entre outros, atinge crianças e adolescentes. Isso escandaliza e traz insegurança, pois atinge a dor que muitos lares enfrentam. Não é só questão de não ser preconceituoso, é de saúde e segurança.
JUSSARA CARVALHO (Itabirito, MG)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página