Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hélio Schwartsman

Crise na USP

SÃO PAULO - Eu me esforço, mas não consigo entender a lógica da greve na USP. Quando uma empresa está prestes a falir, com 106% de seu faturamento comprometidos com a folha salarial, empregados não costumam exigir aumentos. Nestes casos, a atitude racional é rezar para que a firma consiga sobreviver. É brincadeira, claro. Rezar nunca é uma atitude racional.

O intento dos grevistas parece ser pressionar sabe-se lá quem para que o governo do Estado aumente a proporção de recursos que transfere para a universidade e continuar atuando como se nada tivesse acontecido. Vejo alguns problemas aí.

Em primeiro lugar, seria a admissão de que a USP, a principal universidade do país, não tem competência para gerir a si própria nos termos preconizados pela autonomia universitária, princípio pelo qual a instituição, corretamente, tanto se debateu.

Além disso, os grevistas dão a impressão de que nada têm a ver com os erros administrativos que levaram à situação de desequilíbrio financeiro. Nada mais falso. O festival de obras e promoções salariais patrocinados pela reitoria anterior foi aprovado por unanimidade no Conselho Universitário, em que professores, funcionários e alunos têm assento. Ao que consta, nem os sindicatos, que hoje promovem a paralisação e criticam com vigor as gestões presente e passada, denunciaram à época os aumentos como irresponsáveis.

Não quero com essas observações dizer que o Estado não deve investir mais em ensino superior e ciência. Estou convencido de que o futuro do país passa necessariamente por essa área. Mas, a essa altura, me parece uma temeridade colocar mais dinheiro nas universidades estaduais com a péssima estrutura administrativa e decisória que têm. Creio que faz mais sentido investir em projetos e programas específicos (mais ou menos como faz a Fapesp) que pelo menos passam por um filtro de qualidade antes de ser aprovados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página