Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Eleições 2014

A postura ambígua de Aécio na questão da redução da maioridade penal para poder receber o apoio da Marina demonstra muito bem o caráter de seu governo, caso vença. Não acredito que fará as mudanças necessárias e penso que será mais um governo amorfo e que logo causará descrédito. Sou de direita e anularei o voto. Não temos opção à direita.
RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

-

Finalmente Marina declarou publicamente seu apoio a Aécio. A maior ironia foi dizer que o Aécio a fez lembrar o Lula ("Marina compara Aécio a Lula ao dar seu apoio a tucano", "Primeira Página", 13/10). Quem diria, Dilma pode ser derrotada pelo seu próprio padrinho e criador.
RICHARD ZAJACZKOWSKI (Francisco Beltrão, PR)

-

Marina demorou para descobrir que a maioria de seus eleitores debandou para o lado de Aécio. Queira ou não, a dispersão dos "seus" eleitores para o tucano aconteceu logo após o primeiro turno. Espero que o Aécio aceite seu apoio com reservas. Eu, que um dia fui PT, não acredito que essa senhora vá votar nele. Não há lógica. Demorou muito, cheira a oportunismo.
LEÔNIDAS MARQUES (Volta Redonda, RJ)

-

Brilhante o artigo de Roberto Mangabeira Unger ("Por que votar em Dilma", Tendências/Debates, 13/10). Com serenidade, avalia a linha programática de governo defendida por Aécio e o governo de Dilma. Não faz proselitismo partidário, mas desfia argumentos que mostram as linhas político-ideológicas de cada um. E, ao mesmo tempo, aponta caminhos para o governo do PT, caso a presidente seja reeleita. É uma leitura imperdível, pois cada eleitor pode se posicionar sobre qual pensamento traduz melhor os seus anseios.
VILMA AMARO (Ribeirão Pires, SP)

-

Mangabeira Unger opõe dois caminhos para o Brasil: o do Estado interventor à maneira Unger e o do Estado meramente indutor à maneira Aécio. Prefere o primeiro e sugere votar em Dilma, que operará um Estado interventor. Ocorre, porém, que ela o fará na já conhecida e trágica maneira Dilma. Por isso a sugestão, de saída, é tão má para o Brasil.
DAVID WAISMAN (Brasília, DF)

-

Achei ridículo e mentiroso o artigo em que Magabeira Unger defende o voto no PT. Esse senhor foi um voraz crítico de Lula e do PT, mas recebeu um cargo com alto salário no governo Lula e passou a defender com unhas e dentes o presidente e o partido. Uma pessoa com esse passado tem moral para dar palpite?
ELIANA ODA (São Vicente, SP)

Ecobag

Muito pertinente o artigo "Ecobag: agora é legal", de Leão Serva ("Cotidiano", 13/10). Há sete anos, sensibilizada pelas mensagens de preservação ambiental e pelo exemplo que constatei na Europa, deixei de pegar sacolinhas plásticas. Só uso as sacolas permanentes para compras em supermercados, farmácias, shoppings, papelarias, feiras e estabelecimentos comerciais em geral. No supermercado, há ainda a opção de usar caixas de papelão. No início, fiz um esforço para mudar o hábito e agora sinto júbilo por ter conseguido.
VALÉRIA PROCHMANN (Curitiba, PR)

-

Leão Serva repete a ladainha dos ambientalistas para condenar as sacolinhas, pouco se lixando para quem realmente paga a conta: o consumidor. Ao contrário do que ele pensa, praticamente todas as sacolinhas são usadas como sacos de lixo. Elas demoram muito menos que os sacos de lixo "oficiais" para se decompor na natureza, por serem muito mais finas (levam meses, e não 500 anos como ele diz). Mas nada disso importa, não é?
ALDO FELICIO NALETTO JUNIOR (São Paulo, SP)

Crise da água

Em atenção ao leitor Albertino Rodrigues de Farias (Painel do Leitor, 10/10), o governo do Estado esclarece que os quadros que integram as empresas públicas estaduais são técnicos altamente qualificados e capacitados. Desde 2011 à frente da Sabesp, Dilma Pena já ocupou cargos importantes nas esferas federal e estadual. Foi diretora de saneamento da Secretaria de Política Urbana do Ministério do Planejamento, participou da estruturação da Agência Nacional de Águas, onde ocupou os cargos de superintendente e diretora, exerceu o cargo de secretária de Saneamento e Energia do Estado e tem vários artigos e livros publicados nas áreas de saneamento, recursos hídricos e planejamento.
CARLOS ALENCAR, assessor de imprensa da Sabesp (São Paulo, SP)

Ives Gandra

A carta aos leitores do cidadão que falou em equívocos meus (Painel do Leitor, 13/10) no artigo "Minhas irritações com a presidente" (Tendências/Debates, 12/10) baseou-se exclusivamente nos 22 mil comissionados, sem referir-se aos 39 ministérios responsáveis pelos outros aspectos que abordou até mesmo de financiamentos infelizes do BNDES e às obras inacabadas. Dá a impressão de que não estou a par desses outros problemas, inclusive dos mais de R$ 60 bilhões de deficit previdenciário com servidores públicos, em torno de 1 milhão de aposentados, contra os R$ 50 bilhões de deficit de previdência dos 24 milhões de aposentados "não governamentais", todos abrangidos em meu artigo.
IVES GANDRA DA SILVA MARTINS (São Paulo, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página