Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Apagão
De rir é a afirmação da presidente de que queda de raio só causa apagão por falha humana ("Falha humana provocou apagões, diz Dilma", "Poder", ontem). Desconheço a existência de sistema elétricos, em qualquer parte do mundo, imune a desligamentos por queda de raio. Se existe, gostaria que alguém me apontasse e me explicasse de que maneira isso pode ser conseguido. A meu ver, para que isso fosse possível, seria necessário um investimento astronômico, cujos benefícios dificilmente compensariam.
Dorinato Gomes de Lima (Santos, SP)

-

Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, sobre o apagão que atingiu 18 Estados em 2009: "Todos chegaram à conclusão de que foram descargas atmosféricas". A presidente Dilma anteontem: "O dia em que falarem para vocês que é raio, gargalhem". Rá-rá-rá?
Guttemberg Guarabira (São Paulo, SP)

-

A presidente Dilma está reconhecendo que a origem dos apagões é falha humana. Preparemo-nos pois devem ocorrer muitos apagões no futuro. A razão é que são empossados em cargos na Aneel e na ONS pessoas sem a devida competência, somente por indicação. Enquanto a China inaugura uma linha de trem-bala com 2,3 mil quilômetros, o nosso trem, com cerca de 20% dessa extensão, fica só na propaganda.
Mário A. Dente (São Paulo, SP)

Mensalão
Tarso Genro é um ingrato ao colocar na vala comum dos corruptos, no caso mensalão, tão somente o "companheiro" Delúbio Soares, tentando livrar José Dirceu e José Genoino ("PT já fez tudo o que podia por condenados, diz Tarso", "Poder", ontem). Se, para ele, o PT deve virar a página do julgamento, para nós brasileiros, vítimas das falcatruas petistas, é hora de buscar mais envolvidos e processá-los, para que não fiquemos somente nos "bagres", quando sabemos que existe um "peixão" por aí, livre e solto.
Jairo Fontoura Corrêa (Campo Grande, MS)

Pacto político
O pedido do ex-secretário-geral da Presidência da República na gestão FHC, Eduardo Graeff ("Feliz 2015", Tendências/Debate, 27/12), de um novo pacto político veio muito tarde. Tarde demais. O momento propício seria o ano de 1997, quando ele mesmo estava engajado na "reforma política" que produziu a reeleição. O ambiente político piorou de lá para cá. A reeleição tem muito a ver com a piora. Só culpar o PT não resolve.
Luiz Gornstein (São Paulo, SP)

Governo federal
O Pibinho da presidente Dilma reflete claramente a incapacidade dela para colocar o país no caminho do desenvolvimento. Continuamos com a carga tributária suicida, com a infraestrutura parada, com a educação sucateada, com uma corrupção enorme, saúde pública vergonhosa e com a máquina federal inchada. Assim não dá mesmo.
Marcos Rogovs (São Paulo, SP)

-

No texto "Puxadinho" ("Opinião", ontem), Eliane Cantanhêde cita críticas acerbas do ex-ministro Maílson da Nóbrega à política econômica. Ex-ministros, antes de se manifestarem, deveriam antes "olhar o próprio rabo". Por exemplo, este senhor, que agora é ótimo para fazer críticas, deveria explicar porque deixou o país com inflação absurda, que levou a recessão infernal, só consertada muitos anos depois.
Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis, SC)

Salário mínimo
Concordo plenamente com o que disse João Augusto Michelazzo Bueno (Painel do Leitor, 26/12). Sou diretora aposentada do magistério paulista e, a cada majoração do valor do salário mínimo (irrisório), fico tensa. Sem receber o mesmo e devido reajuste, vejo reduzir meu poder aquisitivo para suprir as necessidades básicas, justamente quando estas aumentam em decorrência da idade. Será que, após uma vida inteira dedicada à educação, é isso que merecemos do governo do Estado de São Paulo?
Maria Elizabeth Azevedo Alcântara (Lorena, SP)

Vale-Cultura
Estou com o leitor Luiz Roberto de Barros Santos (Painel do Leitor, ontem), quando afirma que os aposentados foram discriminados pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. São eles os que mais deveriam receber o Vale-Cultura, por não serem inúteis ou inválidos, e mais, acrescento, por receberem, em média, abaixo (muito abaixo) do valor de cinco salários mínimos dos trabalhadores que terão esse direito.
Paulo Magalhães (São Bernardo do Campo, SP)

São Silvestre
A Corrida de São Silvestre, nos velhos e bons tempos, era realizada na noite do dia 31 de dezembro e fazia parte das antigas festas da passagem de ano. Lamentavelmente, ela caiu nas mãos das redes de TV, que passaram a utilizá-la de acordo com suas conveniências e horários, liquidando toda a tradição e charme da tradicional prova. Mudaram-se os horários, percursos e, finalmente, este ano ela será realizada na manhã do próximo dia 31 de dezembro. Provavelmente, o próximo passo será sua transferência para a cidade do Rio de Janeiro.
Luiz Antonio Alves de Souza (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil (São Bernardo do Campo, SP), da FSB Comunicações (São Paulo, SP), da imobiliária CBRE (São Paulo, SP) e do deputado federal Nelson Marquezelli, do PTB-SP (Brasília, DF).

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página