Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Haddad
O ano novo promete. Em São Paulo, o prefeito eleito já começa colocando as mãos no fogo pelo ex-presidente ("'Ponho as mãos no fogo por Lula', afirma Haddad", "Primeira Página" e "Ilustrada", ontem). E fazendo uma afirmação temerária: o que será essa onda conservadora que o país vive, alegada por ele? Será porque nós, brasileiros, aplaudimos a ação do STF contra a corrupção? Ah, mas então não é "onda conservadora" não, senhor prefeito. Avançamos. Bem, há sempre um novato na política para dar graça às manchetes nos feriados de festas. Desta vez foi o prefeito eleito, que começa o ano queimando a língua. E as mãos.
Mirian Araújo Costa (São Paulo, SP)

-

Prefeito Haddad, torço para que seja um ótimo prefeito. Afinal, amo e vivo em São Paulo. Mas, aceite uma sugestão: não comece a errar depois de tantos acertos. O senhor não deve botar a mão no fogo, nem ficar falando nada sobre quem quer que seja. Se gosta tanto e quer tão bem a seus colegas de partido, faça uma ótima gestão. Espelhe-se mais no comportamento do ex-presidente FHC, que nunca agrediu ou desfez quem o criticava. Não comece arrumando animosidades inúteis.
Roberto Moreira da Silva (São Paulo, SP)

-

Desejo que o prefeito Haddad seja mais feliz do que foi Lula quando pôs a mão no fogo por José Dirceu, Genoino e Delúbio. Sugiro que proteja suas mãos, seguindo a sabedoria polonesa que diz: "Para acreditar com certeza devemos começar por duvidar".
Maria de Nasaré F. Serpa (Bragança Paulista, SP)

-

A respeito da entrevista de Haddad à Folha, onde criatura louva seu criador, pode-se dizer que, com Rose, mensalão e Carlinhos Cachoeira, onde Lula é sempre citado, só usando luva de amianto para não se queimar.
Luis Fernando P. dos Santos (São Paulo, SP)

José Sarney
Oportuna a entrevista com o senador José Sarney ("Lei deveria proibir eleição de ex-presidente da República", "Entrevista da 2ª", ontem). Entendo que, não só a eleição de ex-presidentes deveria ser constitucionalmente proibida, como também deveria ser constitucionalizado o instituto da aposentadoria compulsória aos 70 anos de idade para os políticos, como acontece no serviço público.
Adilson Rondó (Tietê, SP)

-

O ano de 2012 termina com uma boa notícia: Sarney se encaminha para a aposentadoria, após mais de 55 anos de política. Nesse período pôde legislar à vontade e conceder benesses ao seu Estado de origem e pouco, ou quase nada, deu em troca ao povo brasileiro. É hora de retribuir à nação com uma presente de ano novo: sua aposentadoria já.
Ines Vieira Lopes Pires (Campinas, SP)

Depois de criar um Estado para ser senador "vitalício" e ser presidente biônico, o senador José Sarney vem dizer que "ex-presidente deveria ser proibido de se candidatar a cargo eletivo"! Que cara de pau!
Mário Nogueira Neto (Ponta Grossa, PR)

Governo federal
Gostaria de parabenizar o PT por dez anos de um governo que fez a maior distribuição de renda de toda história desse país, que nunca mais foi com o chapéu na mão junto ao FMI e que baixou as taxas de juros.
Luis Carlos Bonadio (Marília, SP)

-

Em geral, as previsões são sempre positivas, mas temos que lembrar que o governo Dilma foi um fiasco em matéria de crescimento econômico. Que o discurso saia do papel e a nossa economia cresça e fique mais perto do crescimento chinês. Que o Brasil também consiga acabar com a insegurança que nos assola.
Antonio José G. Marques (São Paulo, SP)

-

Ferreira Gullar é um mago das palavras. Com que propriedade e destreza ele consegue colocar no texto tudo o que alguns milhões pensam sobre Lula e o PT, mas não conseguem expressar com essa qualidade ("Me engana que eu gosto", "Ilustrada", 30/12). Não suporto saber dos "malfeitos" que vêm ocorrendo há mais de dez anos. Apesar disso, continuam se dando bem junto ao "eleitorado". Se esse fosse letrado, nosso destino seria outro.
Sandra Maria Hammen (São Paulo, SP)

Índia
Louvável a ideia dos legisladores indianos de discutir a castração química de estupradores ("Primeira Página" e "Mundo", ontem). Se o homem não é capaz de viver em sociedade devido ao seu afloramento hormonal, que a glândula produtora desse hormônio seja atrofiada. Quando saírem da prisão, não repetirão mais o crime. Que esta lei seja vigorada com urgência e que se estenda a outros países, inclusive o Brasil.
Maria Madalena Pires de Souza (Ribeirão do Sul, SP)

Inspeção veicular
É péssimo que a inspeção veicular ambiental venha a ser paga pelos contribuintes em geral e não apenas pelos proprietários dos carros. O dinheiro poderia ser usado para melhoria do transporte público paulistano!
Radoico Câmara Guimarães (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos da Embaixada da República Popular da China (Brasília, DF), da Monsanto do Brasil Ltda. (São Paulo, SP), de Alcides Lopes Tápias, da Aggrego Consultores (São Paulo, SP), de Lúcio de Sá Barbosa e filhos (Manaus, AM) e do advogado J. Moraes de Souza (São Paulo, SP).

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página