Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Terras indígenas

No artigo "Não darás falso testemunho" ("Opinião", 25/1), a senadora Kátia Abreu contestou artigo de dom Tomás Balduino ("Opinião", 23/1). Não se defende das acusações, apenas disputa com ele quem segue mais os ensinamentos de Cristo e declara-se vencedora. Chama-o de Anticristo. Espera-se que ela passe à ação nos próximos dias, praticando o que era a essência da palavra de Jesus: não acumularás bens materiais em detrimento da fome e da miséria dos teus irmãos.

MANUEL VAZQUEZ GIL (São Vicente, SP)

-

Há limites éticos e morais para as críticas. Dom Tomás Balduino ultrapassou todos eles. Recuso-me a comentar as ofensas e injúrias injustificadas do bispo contra a senadora. Como seu vice-presidente na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, posso dar o testemunho da lisura, honestidade e transparência com que ela conduz a entidade.

JOÃO MARTINS DA SILVA JUNIOR, presidente interino da CNA (Brasília, DF)

Distrito Federal

Sobre a nota "Direito autoral" do Painel ("Poder", 23/1), a Secretaria de Habitação do Distrito Federal executa o programa Morar Bem junto com o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O governo do DF doa ou vende de forma subsidiada terrenos com infraestrutura. O governador Agnelo Queiroz ressalta a parceria com o governo federal, sabendo que o deficit habitacional será vencido com esforço conjunto.

GERALDO MAGELA, secretário de Habitação do Distrito Federal (Brasília, DF)

OAB

Gostaria de reiterar alguns pontos em relação à reportagem "Candidato da OAB é réu em processo de improbidade no PI" (24/1). Em março de 2009, a Furtado Coelho Consultoria e Processos firmou contrato, com duração de 10 meses, com o município de Antônio Almeida (PI) para atuar em processos judiciais e prestar serviços de consultoria. A contratação foi realizada na forma da lei. O escritório atuou em oito processos da prefeitura e prestou serviços de consultoria. Recebeu R$ 42.350,00, o que equivale a R$ 4.235,00 mensais. Ação criminal, com idêntica acusação, foi arquivada pelo TJ-PI, que a considerou improcedente.

MARCUS VINICIUS COÊLHO, secretário-geral da OAB (Brasília, DF)

RESPOSTA DO JORNALISTA MARIO CESAR CARVALHO - Todas as alegações do candidato à presidência da OAB foram contempladas no texto e não eliminam o fato de que ele é réu num processo por improbidade.

Donos do Poder

O artigo "Os Donos do Poder" de André Singer (26/1) cita o livro do grande jurista Raymundo Faoro. O artigo é excelente. Mais ainda ao citar o livro. Lamento que hoje os professores não incentivem seus alunos lerem o mesmo. Como dizia Le Goff: "Senhores da memória e do esquecimento..."

DOMINGOS JOSÉ DE SOUZA (Belo Horizonte, MG)

Crack

A Folha de anteontem ("Viciado pede internação, não consegue e volta a fumar crack"), mostra que a internação compulsória das vítimas do crack é uma falácia, pois não há leitos disponíveis. E o crack avança em todo o país como uma erva daninha.

EDEMAR AFONSO GONÇALVES, pediatra (Jaru, RO)

-

A entrevista realizada com o professor Arthur Guerra de Andrade ("Cotidiano", 25/1) demonstra de forma clara a visão distanciada que a academia passou a ter com relação ao atendimento psiquiátrico em geral, e no caso, com os usuários de crack.

Desde a chamada "luta antimanicomial", que em tese poderia ter sido uma politica adequada, a sociedade brasileira se vê diante de uma total ausência de ações e propostas para enfrentar esta questão. A academia, em seu papel confortável de crítica teórica de toda e qualquer proposição prática, em nada contribui com o tema. Quando o professor se manifesta contra tentativas de enfrentamento como esta e fala que apenas em "situações gravíssimas" devem ser usadas, mostra-se afastado de uma realidade cotidiana das pessoas e de suas famílias, pois as mantém no atual desamparo e marginalidade.

MARIA HELENA S. MANDELBAUM (São José dos Campos, SP)

MAC-USP

Em relação ao editorial "Museu do Vazio" (23/1), gostaria de esclarecer e registrar o seguinte.

O Museu de Arte Contemporânea da USP possui um cronograma de exposições de obras de seu acervo devidamente preparado para ser instalado assim que as condições técnicas do espaço de sua nova sede permitirem.

Existe uma programação de exposições para o local, começando com "MAC 50: Doações Recentes 1", inaugurada em 25 de janeiro. Nas comemorações dos 50 anos do MAC-USP está programada para a nova sede uma série de performances e happenings, coordenada pelo artista Carlito Carvalhosa. O programa de palestras "O MAC encontra os artistas", edição 2013, terá início em abril, na nova sede.

Quanto ao público visitante, 21.890 é o número referente apenas ao público que prestigiou a nova sede do MAC-USP em 2012; 105.000 é o número total de visitantes do museu durante o ano passado em suas três sedes.

TADEU CHIARELLI, diretor do MAC-USP (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página