Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Tragédia no Sul
É inadmissível um país emergente como o nosso, às vésperas da Copa do Mundo e da Olimpíada, ser palco de uma das maiores tragédias do planeta. E o pior, evitável. São vergonhosas as evidências que demonstram a série de irresponsabilidades que culminaram no que aconteceu em Santa Maria (RS).
Luciano Harary (São Paulo, SP)

-

Mais uma tragédia causada pelo descaso das autoridades fiscalizadoras abala o Brasil e o mundo. O incêndio na boate Kiss, que ceifou a vida de mais de 200 jovens, mostra que o famoso "jeitinho brasileiro" ainda impera.
Deborah Farah (Rio de Janeiro, RJ)

-

O voto de cada um de nós é o elemento formador do poder público. É sobre esta questão que deveríamos refletir antes de apontar esse ou aquele culpado.
Aldo Portolano (São Paulo, SP)

-

Ao tomar conhecimento da tragédia em Santa Maria, comentei: agora vão começar a caçar as bruxas! É a mesma pouca vergonha de sempre! Presidente Dilma e governador do Rio Grande do Sul, parem de chorar e exijam vistorias rigorosas nesses locais. Nós, pais, queremos nossos filhos se divertindo e voltando para casa com alegria, saúde, tranquilidade e, acima de tudo, vivos!
Emídio Ornellas de Almeida (Pompeia, SP)

-

Triste "dúvida" mundial: por que será que o país onde um político que lesa os cofres públicos e é condenado apenas por um tribunal estrangeiro é o mesmo país em que uma casa noturna sem alvará abre normalmente e recebe público acima da capacidade?
Álvaro da S.Bittencourt (Poços de Caldas, MG)

-

Não há um pai ou uma mãe neste país que não tenha pensado nas condições de segurança das boates que seus filhos frequentam. Por quanta aflição, dor e angústia os pais desses meninos e meninas passaram. Força a eles, sorte a nós, juízo aos donos de boates e ação das autoridades!
Jorge Rodini (Ribeirão Preto, SP)

Governo federal
A melhor resposta (ou contraponto) ao editorial "Equilíbrio enviesado" ("Opinião", 27/1) encontra-se no texto "Contra o desejado" ("Poder", 27/1), de Janio de Freitas. Ainda bem que o jornal tem intenção de manter-se na liderança da mídia impressa e é "obrigado" a tolerá-lo, para prazer dos leitores lúcidos.
Duvaldo José Soterro (São Paulo, SP)

-

Será que ainda existem dúvidas a respeito da real estrutura política de Dilma Rousseff? O editorial "Além da luz" ("Opinião", 25/1) justifica essa pergunta. Por sua origem, formação e pelo que entende de democracia, dela se poderia esperar o quê? Como um Chávez de saia, ela usou o poder público para se promover e agredir adversários. Qual o espanto? Esperar grandeza e comportamento de estadista da presidente, cá pra nós, seria o mesmo que plantar mamona e querer colher uva.
Homero Vianna Jr. (Niterói, RJ)

Internação compulsória
Brilhante a entrevista com dr. Drauzio Varella, uma pessoa realista que conhece as necessidades dos dependentes de álcool e outras drogas ("Internação compulsória é caminho a ser percorrido", "Entrevista da 2ª", ontem). Quando alguém resolve agir em beneficio dessas pessoas e seus familiares, surgem aqueles que, com princípios ideológicos equivocados, procuram atrapalhar. Trata-se de uma discussão ridícula. Diante dessa realidade, é preciso saber reconhecer os erros e avançar com mais experiência.
Wanderley Cintra Ferreira, presidente do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec (Franca, SP)

PSDB
Mostra, no mínimo, desconhecimento conclusão tirada no artigo "Oligopólio tucano" ("Opinião", ontem) de que o partido organiza a candidatura de José Serra à Presidência com base no fato de ele ter sido convidado para abrir o Congresso Estadual do PSDB-SP. Serra foi convidado porque é um homem de história e de visão. Sua candidatura, no entanto, não está na pauta do congresso como não está a de nenhum outro postulante. O congresso nunca se propôs a discutir candidaturas. Sua relevância está no fato de debater ideias e propostas que definirão que tipo de partido e que país queremos.
Pedro Tobias, deputado estadual e presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA RICARDO MENDONÇA - Não disse que a candidatura Serra está na pauta do congresso. O que eu disse é que as histórias de sucesso eleitoral de ex-tucanos -como Chalita, Paes e Fruet- não estão na pauta.

Chavismo
Com o artigo "Todos são Chávez, mesmo sem Chávez" (Tendências/Debates, 26/1), Fernando Morais, mais uma vez, mostra-se bem informado, como convém a um bom jornalista, enquanto Marco Vicenzino ("O fim do culto personalista", Tendências/Debates, 26/1), sem citar fatos, destila o preconceito burguês que partilha com as retrógradas oligarquias venezuelanas que não abrem mão de seus privilégios.
Paulo Jardim (Rio de Janeiro, RJ)

Krajcberg
Lendo a reportagem sobre o artista plástico Frans Krajcberg ("Retrato de um artista falsificado", "Ilustrada", ontem), a gente fica com a certeza absoluta de que o Brasil, com sua impunidade habitual, é uma vergonha mundial. Ao artista só lamento que diante de toda sua bagagem e conhecimento cultural não tenha se informado melhor sobre a terra que escolheu para viver. Paris o espera, não perca a chance. Lá você tem patrocínio, aqui você tem proteção policial que o deixa ser assaltado.
Maurício Pio Ruella (São Paulo, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página