Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

O dia seguinte

Diante da ausência de José Serra e do apoio tímido de seu grupo no batismo paulista de Aécio Neves, o PSDB discute como transferir o "capital" serrista para o mineiro. Grão-tucanos entendem que Aécio precisa virar a página do embate interno e falar para os mais de 40 milhões de eleitores que votaram em Serra em 2010. O primeiro gesto será convencer o ex-governador a assumir posto no comando da sigla ou indicar um aliado. Aecistas insistirão na oferta do Instituto Teotônio Vilela.

-

Efeito... Irritado com perguntas acerca da ação da Tropa de Choque durante reintegração de posse para retirar 700 famílias na zona leste da capital, Fernando Haddad chegou a dizer a jornalistas que o policiamento era "atribuição do Estado".

... Pinheirinho Logo após a entrevista, no entanto, foi deflagrada operação de guerra para mostrar que o prefeito agiu na mediação do conflito. O caso ofuscou o lançamento do plano de medas do petista, mas auxiliares dizem que "a pior coisa seria parecer que ele foi omisso".

Delay Haddad foi informado por telefone sobre a ação policial por volta das 9h de ontem, quando pilotava a reunião inaugural do seu "conselhão". As cenas da intervenção no Jardim Iguatemi estavam na TV antes das 8h.

UTI Um dos nomes do PT para o governo paulista, Alexandre Padilha (Saúde) enfrentará teste eleitoral no dia 8. As Santas Casas do Estado ameaçam paralisar cirurgias eletivas para cobrar verbas federais. O ministro é contrário ao reajuste linear da tabela SUS, pleito dos hospitais.

Trégua Deputados que compõem a nova Mesa da Assembleia paulista se reuniram ontem com o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa. O encontro serviu para aliviar a tensão entre o Legislativo e o Ministério Público em razão da PEC que restringe o poder de investigação dos promotores.

Round 2 Depois da novela da Comissão de Direitos Humanos, a Câmara vai enfrentar novo embate pelo comando do Conselho de Ética. Ontem, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), foi à comissão cobrar cumprimento de um acordo para dar ao PDT a presidência do órgão.

O pacificador O governador Jaques Wagner (BA) é um dos últimos petistas a ainda cultivar esperança de acordo que evite a candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB). Ele conversou ontem com Lula sobre meios para manter abertos os canais com o pernambucano.

Que tal? Wagner defende que haja um acordo prévio à campanha em que Campos saiba o espaço político que terá num eventual segundo mandato de Dilma Rousseff. Seria dada a ele uma pasta capaz de projetá-lo nacionalmente e o PT discutiria a possibilidade de apoiá-lo para a Presidência em 2018.

Fora d'água Deputados e senadores que participaram da audiência pública sobre a MP dos Portos brincaram com a ausência de Aécio enquanto Campos e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) duelavam: "Ele não se importa com esse debate porque em Minas não tem mar".

Indigestão Entre aliados de Campos caiu mal o discurso de Dilma em Serra Talhada. "Se todo o desenvolvimento de Pernambuco se deveu ao PT, por que nenhuma administração petista alcançou o mesmo resultado?", questiona um eduardista.

Corte O pessebista aproveitou a ida a Brasília, ontem, para tomar um café no gabinete do senador Pedro Simon (RS), dissidente do PMDB que Jarbas Vasconcelos (PE) trabalha para engajar na possível campanha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

-

tiroteio

"A luta em defesa dos direitos humanos é responsabilidade da Câmara. Caberá agora ao plenário da Casa se ocupar dessa pauta."

DA LÍDER DO PC DO B NA CÂMARA, MANUELA D'ÁVILA (RS), sobre o fracasso do movimento pela renúncia de Marco Feliciano à Comissão de Direitos Humanos.

-

contraponto

Bem a calhar

O deputado José Guimarães (PT-CE) se esforçava para encurtar as intervenções de deputados e senadores durante a concorrida audiência pública para discutir a medida provisória dos portos, ontem. Diante de uma lista de mais de 30 inscritos, lembrava que cada parlamentar teria cinco minutos, que, depois, reduziu para três.

Com a relação de nomes na mão, chamou:

-Deputado Roberto Santiago.

-Ausente - replicou alguém no plenário.

-Ausente? Que ótimo! - desabafou o petista.

A plateia gargalhou, e ele se desculpou pelo arroubo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página