Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Campos troca críticas com ministra de Dilma em audiência sobre portos

Empresas que gerenciam terminais não foram competentes, diz Gleisi

DE BRASÍLIA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), trocou críticas com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) sobre os portos.

A discussão ocorreu na audiência na Comissão Mista do Congresso que analisa a MP dos Portos (2012), que muda o marco regulatório do setor.

Campos defende uma mudança na MP para que os Estados que têm portos públicos não percam a autonomia para fazer licitações de arrendamento de novas áreas.

A medida provisória passou essa competência à Secretaria de Portos, chefiada por Leônidas Cristino -que é do PSB.

Ontem Campos classificou a medida como um "capricho" do governo e disse que ela rompe o pacto federativo.

"Se a gente quer honrar contrato, a gente precisa também honrar o contrato dentro do pacto federativo."

Para ele, "os propósitos da presidenta Dilma de melhorar o Brasil não podem colocá-la em posição de constrangimento com o pacto federativo. Se esticarmos esta corda não vai faltar quem venha a este parlamento".

Gleisi criticou a autonomia dos portos para licitar. Disse que as empresas que gerenciam os terminais não foram competentes para fazer licitações de novas áreas e citou caso do porto de Suape, gerido pelo governo pernambucano.

"O governador falou aqui das dificuldades do arrendamento do terminal de açúcar do porto de Suape. Ele [o estudo] deve ter voltado umas seis vezes para fazer correções por falta de consistência", disse.

"A MP não retira a autonomia de nenhum Estado. Ela não diz respeito à questão federativa. Ela diz respeito à modernização", disse Gleisi.

Ainda ontem, Campos respondeu ao anúncio, por Dilma, de R$ 3,1 bilhões em obras em seu Estado. "Tudo isso é feito com dinheiro do povo. A sociedade é quem paga tudo isso."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página