Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alckmin age e tucano deixa disputa interna

Atual presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias desiste de tentar reeleição no partido após discutir com o governador

Ação teve apoio do presidente nacional da sigla; saída favorece Duarte Nogueira, nome de Alckmin para o posto

FÁBIO ZAMBELI DO PAINEL DANIELA LIMA DE SÃO PAULO

Após intervenção direta do governador Geraldo Alckmin e do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, o deputado estadual Pedro Tobias avisou ontem seus aliados que desistirá da disputa por um novo mandato à frente do diretório paulista da sigla.

Ambos se manifestaram contra a ampliação do colégio eleitoral para a escolha da nova executiva da legenda, tese advogada por Tobias.

O atual presidente da sigla entrou em atrito com o Palácio dos Bandeirantes ao defender a mudança das regras para a eleição tucana, marcada para o dia 5. Ele queria ampliar o universo de votantes, hoje restrito a 105 delegados, para quase 5.000 militantes.

A mudança, aprovada em março, favoreceria sua recondução ao cargo. Ele está há dois anos no comando da sigla e mantém linha direta com a militância, o que lhe assegura ampla maioria.

Até aqui distante do embate partidário, Alckmin passou a defender a candidatura do deputado federal Duarte Nogueira e enxergou na nova regra uma tentativa de Tobias de obter vantagem no páreo.

Aliados do governador viram as declarações do atual presidente em favor da "democratização" da eleição interna como um desafio à autoridade de Alckmin.

Ex-secretário de Alckmin, Nogueira tem respaldo do grupo de José Serra. Sua vitória ajudaria a impedir a saída do ex-governador para a recém-criada MD (Mobilização Democrática), principalmente após a derrota do vereador serrista Andrea Matarazzo na disputa pelo diretório municipal do PSDB, há duas semanas.

Alckmin declarou apoio a Andrea num gesto a Serra, mas três de seus secretários articularam a derrota do vereador. Serristas o acusaram de ter se omitido na disputa.

Para evitar desfecho semelhante na direção estadual --dois dos secretários que trabalharam contra Matarazzo apoiam Tobias: José Aníbal (Energia) e Bruno Covas (Meio Ambiente)--, Alckmin precipitou sua intervenção.

A pedido dele, foi marcado um encontro no Bandeirantes, na noite de anteontem, para buscar um acordo. Tobias não compareceu.

Irritado, Alckmin telefonou ao dirigente e disse que não aceitaria mudança nas regras da eleição às vésperas da disputa e ameaçou não comparecer à convenção estadual do partido. Tobias disse a aliados ter se sentido humilhado e sem condições de continuar a dirigir a sigla.

Já na tarde de ontem o presidente nacional do PSDB enviou carta a Tobias desautorizando a ampliação do colégio eleitoral. Guerra disse que tal mudança só poderia ser feita na convenção nacional.

O documento foi usado por Tobias para justificar a saída da disputa. Ele afirmou a aliados que, sem eleição direta, não gostaria de concorrer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página