Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reforma política

Aécio estuda apresentar no Senado proposta que põe fim à reeleição

DE BRASÍLIA - Em ano pré-eleitoral, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) quer discutir no Senado proposta que acaba com a reeleição e amplia os mandatos de presidentes, governadores e prefeitos para cinco anos.

O tucano vai apresentar projeto de sua autoria com as mudanças, mas diz que ainda precisa "maturar a ideia" antes de sugeri-la formalmente.

A iniciativa do provável adversário da presidente Dilma Rousseff em 2014 mira o PT. Ele afirma nos bastidores que os petistas têm usado a máquina do governo, com propostas assistencialistas, para viabilizar as sucessivas candidaturas.

Aécio apresentou projeto semelhante na Câmara em 1989, época em que foi deputado. Além de ampliar o tempo dos mandatos, ele também vai sugerir que as eleições para todos os cargos eletivos aconteçam no mesmo ano.

"O que eu quero é colocar esse assunto em discussão. Não vou apresentar projeto agora, mas a tese é que deve ser debatido, com cinco anos de mandato, fim da reeleição e unificação das eleições", afirmou.

O tucano admite que sua opinião não tem unanimidade no PSDB, por isso diz que precisa ampliar a discussão na sigla antes de formalizá-la no Senado.

Nos bastidores, Aécio admite que apoiou a aprovação da emenda constitucional que aprovou a reeleição no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Mas diz que sua experiência como governador de Minas o fez mudar de ideia.

Ontem, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, se mostrou favorável à proposta. "Um presidente ou um governador que concorre à eleição, no exercício no cargo, traz um desequilíbrio", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página