Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contra a PEC 37

Procuradoria-Geral lança mapa on-line com todas as suas ações

DE BRASÍLIA - Em meio às discussões sobre a PEC (proposta de emenda constitucional) 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público, a Procuradoria-Geral da República lançou ontem um mapa processual on-line com todas as ações que move nas áreas cível e criminal.

O Brasil tem atualmente quase 274 mil ações na área do direito penal em que o Ministério Público Federal atua, indica o levantamento. São investigações de crimes como os de corrupção, peculato e tráfico de influência, entre outros.

Pouco mais de 239 mil ações estão em andamento na Justiça e outros 34 mil procedimentos ainda são internos e instaurados no âmbito das Procuradorias em todo o país.

No caso da corrupção passiva, por exemplo, existem 1.028 ações na Justiça, além de 30 procedimentos preliminares em andamento com os procuradores brasileiros.

O Estado de São Paulo é o campeão de ações desse tipo de crime --nos quais o Ministério Público Federal está atuando. São 295 paulistas, 105 do Rio de Janeiro e 76 do Paraná.

Os processos na área de direito cível somam 3.156 e os de direito eleitoral, 2.119.

O mapa pretende dar mais transparência para os processos em andamento, separando-os por tema e Estado.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que há uma crescente cultura de transparência. "O Ministério Público cobra permanentemente das instituições públicas essa transparência. Então temos que ser absolutamente exemplares", afirmou.

O lançamento da nova ferramenta fez parte de um seminário sobre acesso à informação promovido pela Procuradoria.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página