Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Francisco vai visitar 'faixa de Gaza' carioca

Programação oficial do papa, que virá ao país para a Jornada Mundial da Juventude, foi divulgada ontem pelo Vaticano

Favela de Varginha fica em área marcada pela ação do tráfico; pontífice chega ao Brasil em 22 de julho

DO RIO

Em sua agenda de sete dias no Rio, onde desembarcará em julho para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco vai visitar uma favela na área conhecida como "faixa de Gaza" carioca.

A comunidade de Varginha, no bairro de Manguinhos (zona norte), fica numa região marcada pela ostensiva ação do tráfico de drogas. Ocupada por forças policiais em outubro do ano passado, a área abrigava até então a maior cracolândia da cidade.

Ontem, o site do Vaticano divulgou a agenda oficial do papa no país. Até os horários dos compromissos estão definidos. Porém, segundo dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio e presidente do comitê organizador local da Jornada, "o papa pode resolver sair da agenda e fazer o que ele desejar. O papa pode tudo".

Em Roma, Francisco já quebrou várias vezes o protocolo e o esquema de segurança.

O próprio pontífice orientou à organização da visita a incluir de encontros com comunidades carentes. No roteiro, está também o hospital São Francisco, na zona norte, onde o papa abençoará dependentes químicos.

No local, a Igreja Católica coordena a instalação de uma unidade de atendimento a viciados, projeto citado como legado social da Jornada.

A agenda inclui encontros com artistas e políticos, como a presidente Dilma Rousseff. O pontífice irá ainda ao santuário de Aparecida (SP).

Entre os compromissos no Rio estão também uma bênção às bandeiras dos Jogos Olímpicos de 2016 e duas celebrações na praia de Copacabana. Outra escala é em Guaratiba (zona oeste), onde será realizada uma vigília de orações e uma missa.

Esses eventos, para os quais se espera uma multidão, integram a Jornada da Mundial da Juventude, encontro de jovens católicos que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho.

A chegada do papa está prevista para a tarde do dia 22 do mesmo mês, uma segunda-feira, no aeroporto internacional do Galeão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página