Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Proposta que limita ação de promotores avança em SP

Relator dá parecer favorável a projeto, que está pronto para ser votado na Assembleia

DE SÃO PAULO

O relator da proposta de emenda à Constituição paulista que limita o poder de promotores no Estado, deputado José Bittencourt (PSD), emitiu ontem parecer favorável à matéria, que agora pode ser votada em plenário na Assembleia.

O projeto concentra no chefe do Ministério Público paulista as investigações sobre prefeitos e outras autoridades, como deputados estaduais e secretários de governo.

Na justificativa do projeto, seu autor, Campos Machado (PTB), afirma que ele é necessário para resguardar políticos de "possíveis interesses pessoais" de promotores.

No parecer, Bittencourt acolhe o argumento e diz que "todos os órgãos cometem abusos". "É considerável o número de procedimentos [de promotores] norteados por situações políticas locais."

Também ontem, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, se disse favorável à proposta, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo". Segundo deputados, a declaração enfraqueceu parlamentares que se diziam contra a medida porque ela poderia ser considerada inconstitucional.

Campos disse que, com o parecer de Sartori, "o clima da Casa passa a ser pela aprovação". Não há prazo para que o projeto seja votado.

Representantes do Ministério Público chamam a proposta de "PEC de Impunidade" e dizem que a medida, além de ser inconstitucional, tenta impedir investigações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página