Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

TJ do DF mantém censura a jornal sobre ação da PF

DE BRASÍLIA

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve ontem a censura a "O Estado de S. Paulo", que desde 2009 está proibido de publicar informações sobre a Operação Faktor, que tinha o empresário Fernando Sarney entre os investigados.

A decisão da 5ª Turma Cível do TJ foi unânime. O processo estava em sigilo, e a sessão foi fechada. Os desembargadores decidiram manter a censura sob o argumento de que as provas obtidas pela Polícia Federal eram sigilosas e foram depois julgadas ilegais pelo Superior Tribunal de Justiça.

Para o advogado do jornal, Manuel Alceu Affonso Ferreira, o sigilo decretado pelo Justiça não pode limitar o trabalho da imprensa: "A obrigação de preservar o sigilo não é do jornalista, é do agente público. Ao chegar às mãos do jornalista, é um dever e uma obrigação publicar a informação que tiver interesse público".

Ainda em 2009, Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP), havia desistido da ação. Mas o "Estado" decidiu prosseguir com o processo para que houvesse uma decisão de mérito. Até anteontem, a censura estava mantida em caráter provisório, em decisão do presidente do TJ-DF, Dácio Vieira. Agora, o jornal aguarda a publicação do acórdão para decidir se recorre ao Superior Tribunal de Justiça ou se há alguma questão que leve o caso ao Supremo Tribunal Federal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página