Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oito réus do mensalão já apresentaram recursos

Prazo para condenados protocolarem embargos de declaração terminou ontem

DE BRASÍLIA

Oito dos 25 réus do mensalão já apresentaram recursos.

Desses oito, sete apresentaram um recurso conhecido como embargos de declaração, que serve para sanar omissões, contradições ou obscuridades no acórdão, mas não pode reverter as condenações. O prazo para apresentar tais embargos acabou à meia-noite de ontem.

Até a publicação deste texto, os sete que apresentaram os embargos de declaração foram os deputados Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Pedro Corrêa, José Borba e Bispo Rodrigues, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas e o delator do esquema Roberto Jefferson, que havia apresentado seu recurso ontem.

O oitavo é o ex-vice-presidente do Banco Rural Vinícius Samarane. Mesmo em tese sem ter direito, ele ingressou com outro recurso, chamado de embargo infringente, restrito a quem obteve quatro votos pela absolvição.

A defesa alega que em votações apertadas quando a corte não está completa não é possível se exigir os quatro votos para os infringentes.

O STF só disponibilizou o conteúdo de alguns dos recursos apresentados. Pedro Henry pede a redução da pena por corrupção de 2 anos e 6 meses para uma pena abaixo de 2 anos, o que levaria o crime para a prescrição.

Jacinto Lamas diz que sua situação é idêntica à do ex-assessor do PP João Cláudio Genú, que conseguiu reduzir sua pena 5 para 4 anos. Por isso pede a redução de sua condenação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página