Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma rebate crítica de Marina à economia

Presidente disse que nunca abandonou conjunto de medidas que são responsáveis pela estabilidade do Brasil

Ex-senadora, que é segunda colocada nas pesquisas, diz que país corre risco de 'retrocesso' e inflação

AGUIRRE TALENTO ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR TAI NALON DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff reagiu ontem às críticas que a ex-senadora Marina Silva tem feito à política econômica do governo e afirmou que nunca abandonou os princípios de gestão que ajudam a manter a estabilidade do país.

A reação de Dilma veio durante evento público em Salvador, quando foi questionada sobre possível flexibilização do chamado "tripé macroeconômico", caracterizado pelos compromissos do governo com o controle da inflação, câmbio flutuante e cumprimento de metas de superavit primário.

"Jamais foi abandonado o tripé macroeconômico no governo. Inflação sob controle, contas públicas absolutamente sob controle, inclusive com queda na participação do PIB [Produto Interno Bruto] dos três principais itens do orçamento público federal: Previdência, pessoal e pagamento de juros."

Dilma também citou o volume de reservas internacionais acumuladas pelo governo, que serve como uma poupança para ser usada em momentos de crise.

"Quando que o Brasil teve entre 376 e 378 bilhões de dólares de reserva? Por isso, queridos, nunca foi abandonado [o tripé]", disse a presidente, que lidera as pesquisas de intenção de voto para 2014, quando deve concorrer à reeleição.

Anteontem Marina, que é a segunda colocada nas pesquisas, afirmou que, por enquanto, a marca do governo Dilma é o "retrocesso", porque o país corre o risco de retorno da inflação.

A ex-senadora também vem repetindo ao longo dos últimos dias que o país enfrenta dificuldades para manter a política econômica baseada no tripé, implantado no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Neste ano, Dilma tem enfrentado índices de inflação próximos ao teto da meta para 2013, de 6,5%. Em setembro, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 5,86%, pela primeira vez neste ano abaixo de 6%.

TWITTER

Na manhã de ontem, a presidente também respondeu críticas de Marina Silva por meio de sua conta no Twitter, na qual escreveu que "não acredita naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo".

A frase rebateu a ex-senadora, que anteontem criticou Dilma após a presidente mandar seus adversários "estudarem o Brasil" e se preparar para ter propostas em 2014.

Marina havia dito, em evento no Recife, que "difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar."

Ontem, a presidente escreveu: "Acredito que a gente nunca para de aprender, aprendemos sempre, aprendemos com as outras pessoas, aprendemos estudando. Não acredito naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo ou que já aprenderam tudo. Serei sempre uma aluna do mundo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página