Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governadores do PSDB dizem que vez de Serra 'já passou'

Segundo Perillo e Anastasia, paulista pode até pleitear candidatura, mas Aécio tem preferência para o Planalto

Ex-governador de SP afirmou ontem, em Salvador, que gostaria de ser presidente e que se sente preparado

MARINA DIAS DE SÃO PAULO

Governadores tucanos de dois dos principais Estados do país, Antônio Anastasia (MG) e Marconi Perillo (GO), afirmaram ontem que o ex-governador de São Paulo José Serra tem direito de pleitear uma vaga na disputa pelo Palácio do Planalto, mas a vez em 2014 é do senador mineiro Aécio Neves.

"O governador Mário Covas (PSDB-SP) dizia que a fila anda' e o entendimento da maioria dos líderes do PSDB é que a vez agora é de Aécio", disse Perillo após participar de um fórum de economia em São Paulo.

Anastasia, por sua vez, afirmou que a estratégia de Serra de colar sua agenda na de Aécio não prejudica a pré-candidatura do senador.

"Serra tem suas pretensões, mas agora é a vez de Aécio", disse o governador.

Como mostrou a Folha, Serra apareceu anteontem, de última hora, em evento no interior do Estado que fará parte de uma ofensiva de Aécio para ganhar terreno em São Paulo.

O mineiro fará hoje o encerramento do 7º Congresso de Prefeitos do Noroeste Paulista, em Olímpia, do qual Serra participou na abertura.

Durante viagem a Salvador (BA) ontem, Serra cumpriu agenda de candidato e deu entrevista a uma rádio local, declarando estar preparado para ser presidente.

"Se você me perguntar se eu gostaria de ser presidente da República, gostaria. Me sinto preparado pra ser, mas não é o momento de decidir isso", disse o tucano.

Segundo Anastasia, o ex-governador paulista é um "patrimônio" do PSDB e "tem vida política". Portanto, pode fazer reuniões e participar de palestras. "Quanto mais lideranças do partido falando pelo país, melhor".

O governador mineiro também disse que não vê como "ofensiva" a série de viagens que a presidente Dilma tem feito a Minas nos últimos meses. Os deslocamentos da petista ao reduto eleitoral de seu provável adversário tucano em 2014 aumentaram desde os protestos de junho.

"A presidente está no uso de sua função institucional. É rotina", disse Anastasia.

Apesar disso, o governador reconheceu a necessidade de se montar uma chapa majoritária "competitiva" em Minas. Anastasia é cotado para concorrer ao Senado e o ex-ministro Pimenta da Veiga deve disputar o governo.

Tanto Perillo quanto Anastasia se mostraram contrários à possibilidade de montar palanque duplo nos Estados com o PSB de Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência em 2014.

Em Minas, Aécio e Campos já haviam discutido a hipótese de aliança entre as duas legendas, assim como em São Paulo e em outros cinco Estados do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página