Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma lidera com folga, diz pesquisa Ibope

Presidente venceria no 1º turno em 3 cenários considerados pelo instituto; só Serra e Marina forçariam segunda fase

Contra Aécio e Campos, petista chegaria a 41% ante 14% e 10% dos oponentes; ex-senadora é rival mais competitiva

DE SÃO PAULO

A presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno das eleições para o Palácio do Planalto em três dos quatro cenários avaliados por pesquisa do Instituto Ibope divulgada ontem.

No cenário que hoje é o mais provável para a disputa do ano que vem, em que os adversários da petista são o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE), Dilma tem 41% dos votos contra 14% do tucano e 10% do socialista.

O levantamento, feito em parceria com o jornal "O Estado de S. Paulo", indica que a disputa iria para o segundo turno somente se os rivais de Dilma fossem José Serra (PSDB) e Marina Silva (PSB) --hoje o cenário menos provável para 2014. Nesse caso, a petista teria 39%, ante 21% de Marina e 16% de Serra.

Marina se filiou ao PSB depois de ter o registro de seu partido, a Rede Sustentabilidade, negado pela Justiça Eleitoral. Os socialistas, no entanto, já acenavam com a candidatura de Campos.

Já Serra enfrenta resistência dentro do PSDB, que tem Aécio como principal nome do para a sucessão de Dilma.

No segundo turno, Dilma venceria todos os adversários. Ela teria em Marina sua rival mais forte, mas ainda assim sairia vitoriosa, com 42% a 29%. O cenário mais favorável à petista é quando enfrenta Aécio: ela chega a 47% ante 19%. Contra Campos, o resultado seria 45% a 18%, e contra Serra, 44% a 23%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 17 a 21 de outubro. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais. Como não havia levantamentos com os mesmos nomes, não é possível fazer comparações.

DATAFOLHA

Pesquisa do Datafolha de 11 de outubro apontou vitória de Dilma no primeiro turno apenas no cenário mais provável: a petista alcançava 42%, Aécio tinha 21% e Campos, 15%.

Nos outros três cenários, com Serra e Marina, a presidente não venceria no primeiro turno, mas também saía vitoriosa em todas as simulações de segundo turno.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página