Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rio de Janeiro

Mendigo deveria virar ração para peixe, diz vereador em discurso

DE SÃO PAULO - Um vereador de Piraí, no sul do Estado do Rio de Janeiro, disse em uma sessão da Câmara Municipal que mendigos deveriam virar "ração para peixe".

José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B-RJ), discursou contra o voto de moradores de rua no último dia 8, em evento comemorativo dos 25 anos da Constituição.

"Proibir voto de mendigos eu acho que foi uma atitude certíssima. Mendigo não tem que votar, mendigo não faz nada na vida. Aliás, acho que deveria até virar ração pra peixe", disse o parlamentar.

O vídeo com a sessão foi publicado na internet no último dia 10, mas teve repercussão apenas ontem, quando foi reproduzido por sites de notícias e telejornais.

Diante da notoriedade, o vereador pediu desculpas. "Errei. Minha conduta não condiz com aquela fala", afirmou.

Russo disse ter feito o discurso num "momento de emoção por um fato que aconteceu com a minha família". "Há 15 anos, meu irmão acolheu uma família de andarilhos. Seis meses depois, eles o mataram."

No discurso, Russo também defendeu a pena de morte.

Ontem, o vereador afirmou que pensa "totalmente o contrário" do que declarou na Câmara, mas não recuou em dois pontos: a defesa da pena capital e a oposição ao voto de mendigos. "Quem não faz nada pelo país não tem que opinar, independente de ser mendigo ou outra classe", disse o político, eleito em 2012 para o primeiro mandato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página