Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reeleito no PT, Rui Falcão diz que prioridade é 2014

DE SÃO PAULO

Reeleito presidente do PT para um mandato de quatro anos, o deputado estadual Rui Falcão (SP) disse ontem que a "principal tarefa" da sigla é a reeleição da presidente Dilma Rousseff: "Vamos nos atirar agora na formalização das alianças".

Com 402.658 votos apurados até as 20h30 (86% do total), Falcão tinha 69,7%. O segundo colocado era o deputado federal Paulo Teixeira (SP), com 20,5%.

A vitória por larga margem o fortalece para exercer o papel de futuro coordenador da campanha de Dilma. Em 2010, Falcão exerceria essa função. Mas deixou o posto após seu nome ter sido citado na denúncia de montagem de um suposto dossiê contra José Serra (PSDB).

Esta foi a quinta eleição interna direta do PT desde 2001. O total de votantes ficará em torno de 450 mil, 60 mil a menos do que em 2009.

Para Falcão, a queda pode ser atribuída ao aumento do rigor nas regras. Em 2009, os filiados podiam quitar as mensalidades e ganhar direito a voto até o dia do pleito, o que não ocorreu agora.

Outro fator foi a inédita exigência de cotas para mulheres (50%), jovens até 30 anos (20%) e negros ou índios (20%) em todas as chapas, o que teria dificultado a inscrição de mais candidatos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página