Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcos Valério e mais seis se entregam em MG

DE BELO HORIZONTE

Integrantes do chamado núcleo operacional e financeiro do mensalão condenados pelo Supremo Tribunal Federal se apresentaram ontem na sede da Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte (MG).

Operador do esquema, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza apresentou-se pouco antes das 21h.

Também estão presos em Belo Horizonte Ramon Hollerbach Cardoso (ex-sócio de Valério), Cristiano de Mello Paz (ex-sócio de Valério na SMPB), Simone Vasconcelos (ex-diretora da SMPB), o ex-deputado Romeu Queiroz, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado (ex-vice-presidente do Banco Rural).

Todos os presos serão levados neste final de semana a Brasília, onde, por determinação do Supremo, serão apresentados à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Os condenados serão levados em aeronaves da PF.

Dos presos em MG, Queiroz cumprirá a pena em regime semiaberto, já que foi condenado a uma pena inferior ao piso de oito anos para regime fechado (a pena dele é de seis anos e seis meses).

Os demais presos em Minas Gerais cumprirão pena em regime fechado.

MULTAS

Valério foi condenado pelo STF por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, a 40 anos, 4 meses e 6 dias de prisão, além do pagamento de R$ 2,78 milhões em multas.

De acordo com a decisão do STF, o empresário foi o responsável pela distribuição de recursos aos parlamentares e pela organização do esquema de lavagem de dinheiro, além de fazer a ligação entre o núcleo político, comandado por José Dirceu, e o núcleo financeiro, liderado por Kátia Rabello.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página