Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crivella lidera corrida para governo do Rio, diz pesquisa Ibope

Ministro da Pesca é seguido de perto pelo deputado Anthony Garotinho e pelo senador Lindbergh Farias

Levantamento aponta que Sérgio Cabral terá dificuldades de voltar ao Senado; rejeição ao seu governo é de 58%

BERNARDO MELLO FRANCO DO RIO

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), em primeiro lugar na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 2014.

No cenário com todos os pré-candidatos ao governo estadual, Crivella lidera com 16% das intenções de voto.

Bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella é seguido pelo deputado Anthony Garotinho (PR), com 13%, e pelo senador Lindbergh Farias (PT), com 11%.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão em empate técnico, com vantagem numérica para Crivella.

Também aparecem no levantamento a deputada Jandira Feghali (PC do B), com 6%, e o vereador Cesar Maia (DEM), com 5%.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), e o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho (PSDB), têm 4% cada um.

O ranking de rejeição é liderado por Cesar Maia: 73% dos eleitores dizem que não votariam nele. Garotinho é rejeitado por 61%; Pezão, por 60%; Lindbergh, por 49%; e Crivella, por 40%.

Mais de um terço dos entrevistados não declarou preferência por nenhum candidato. Vinte e sete por cento deles disseram que pretendem votar nulo ou em branco, e 10% não opinaram.

A pesquisa sugere ainda que o governador Sérgio Cabral (PMDB) terá dificuldades caso tente voltar ao Senado. Numa lista com nove nomes, ele aparece em quinto, com 7% das intenções de voto.

O governador fica atrás de Wagner Montes (PDT), com 19%; Romário (PSB), com 10%; Garotinho (PR), com 9%; e Marcelo Freixo (PSOL), também com 9%.

AVALIAÇÃO DE CABRAL

O levantamento também mostra que 58% dos eleitores desaprovam o governo de Sérgio Cabral, que em 2010 foi reeleito no primeiro turno com 66% dos votos. Ele é aprovado por 34%, e 8% não responderam.

A administração do peemedebista é considerada ótima ou boa por 18% dos entrevistados, regular por 39% e ruim ou péssima por 41%.

O levantamento mostra que a rejeição a Cabral é maior entre os mais ricos e escolarizados. Sua taxa de reprovação chega a 67% entre os eleitores com ensino superior e renda familiar acima de cinco salários mínimos.

A gestão do prefeito do Rio, Eduardo Paes, é reprovada por 57% e aprovada por 38%. Ele tem 26% de avaliação ótima e boa, 34% de regular e 40% de ruim e péssima.

O Ibope ouviu 1.008 pessoas entre 13 e 17 de novembro. Os principais números da pesquisa foram divulgados ontem pelo jornal "O Globo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página