Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senado

Para desafogar Judiciário, comissão aprova lei de mediação extrajudicial

DE BRASÍLIA - Com o objetivo de desafogar a Justiça brasileira, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou ontem projeto que cria um marco legal para a mediação extrajudicial no país, em que as partes escolhem um mediador para solucionar conflitos fora dos meios judiciais.

A comissão aprovou também proposta que permite a solução de litígios com o poder público por meio da arbitragem, que segue para votação na Câmara. Já o projeto da mediação será submetido a nova votação na CCJ antes de seguir para análise dos deputados.

O objetivo da mediação é fazer com que os dois lados envolvidos em um conflito cheguem a um acordo sem a disputa no Poder Judiciário.

Pela mediação, é possível chegar a uma solução consensual. Na arbitragem, as partes envolvidas no conflito elegem uma terceira pessoa, ou tribunal arbitral, para solucioná-lo. Em ambos os casos, as decisões devem ser honradas como sentença judicial.

A mediação pode ser aplicada a questões do cotidiano, como disputas familiares. A arbitragem é utilizada em negócios de maior peso econômico.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página