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Skaf celebra na TV decisão sobre IPTU e tucanos reagem

Suspensão do aumento do imposto é tema de anúncio estrelado pelo presidente da Fiesp, pré-candidato do PMDB

PSDB acusa empresário de usar a entidade para promoção pessoal; ações do partido e da Fiesp barraram reajuste

DIÓGENES CAMPANHA DE SÃO PAULO

O PSDB-SP e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, estão disputando a paternidade da decisão judicial que suspendeu, na semana passada, o aumento do IPTU na capital.

O reajuste foi derrubado por uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça na quarta-feira passada, após ações do partido e da federação das indústrias.

No último fim de semana, Skaf, que é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB, começou a estrelar comerciais de TV da Fiesp em que comemora a decisão.

"A briga ainda não acabou. Poderá haver recursos da prefeitura. Mas uma coisa fica cada vez mais clara: acabou o tempo em que o Brasil aceitava tudo de braços cruzados, sem lutar pelos seus direitos", diz Skaf nos anúncios, exibidos nos intervalos dos principais programas das redes Globo, SBT, Bandeirantes e RedeTV!.

A campanha incomodou os tucanos e foi discutida ontem por dirigentes do partido em um "conselho de comunicação" do PSDB-SP.

"Foi um comportamento bastante incomum [da Fiesp]. Quem deu origem à causa foi o PSDB, mas o partido não tem dinheiro para colocar anúncios na TV", disse o deputado Duarte Nogueira, presidente estadual da sigla.

Ele acusou Skaf de usar os recursos da entidade para "promoção pessoal".

A ação do PSDB foi protocolada dois dias antes da iniciativa da Fiesp. Como ambas tratavam do mesmo tema, elas foram anexadas pelo tribunal para serem julgadas em conjunto.

Skaf disse a interlocutores que a tese que a Justiça levou em conta para conceder a liminar --o princípio de que a capacidade contributiva dos paulistanos era incompatível com o reajuste-- foi levantada na ação da Fiesp.

Em nota, a entidade afirmou que tanto a iniciativa de ir à Justiça quanto a decisão de fazer uma campanha sobre a suspensão do aumento foram aprovadas de maneira unânime pelas diretorias da Fiesp e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) --que também assina a ação e é presidido por Skaf.

EXPOSIÇÃO

Os anúncios sobre o IPTU estão sendo exibidos simultaneamente a comerciais do Sesi-SP e do Senai-SP estrelados pelo pré-candidato do PMDB. Nesses filmes, Skaf destaca iniciativas como cursos profissionalizantes e patrocínios culturais realizados pelas entidades.

As peças são assinadas pela agência DM/Blackninja, que tem entre seus sócios o marqueteiro Duda Mendonça, que fez a campanha de Skaf ao governo de São Paulo em 2010 e é cotado para repetir o trabalho em 2014.

Neste ano, a verba do Sesi-SP e do Senai-SP para publicidade e propaganda dobrou de R$ 16 milhões para R$ 32 milhões, na soma dos contratos das duas entidades. A licitação para a prestação do serviço foi vencida pela DM/Blackninja.


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