Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Comando supremo

O mapa mais atualizado de nomes para coordenar a reeleição de Dilma Rousseff define o que auxiliares da presidente apelidaram de "comando supremo" da campanha. Além do time operacional, a petista contará, segundo interlocutores, com um triunvirato composto pelo ex-presidente Lula, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e pelo vice-presidente, Michel Temer (PMDB). O grupo vai tratar das questões mais delicadas, como as relacionadas à formação de alianças.

-

Mão na massa Para executar tarefas do dia a dia, estão escalados, por ora, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o ex-presidente do PT paulista Edinho Silva.

Tubo de ensaio Emissários de Dilma têm testado entre petistas o nome da ministra Marta Suplicy (Cultura) para a vaga de Aloizio Mercadante no Ministério da Educação, caso ele deixe a pasta para assumir a Casa Civil. A reação não tem sido positiva.

Desce a lenha Preocupados com a eventual indicação de Ciro Gomes (Pros) para um ministério de Dilma, petistas do Ceará fizeram chegar ao Planalto um vídeo do ex-ministro com críticas ácidas ao governo da presidente e ataques ao PMDB de Temer.

Não passará 1 Pesquisas em posse do PT concluíram que Eduardo Campos (PSB) não teria êxito, se a eleição fosse hoje, na estratégia de se apresentar como candidato "do Nordeste". Os levantamentos detectaram rejeição ao pernambucano no Ceará, na Bahia e mesmo na Paraíba, governada pelo PSB.

Não passará 2 Os estrategistas de Dilma querem usar a tradicional rixa existente entre Estados da região para tentar restringir o apelo de Campos a Pernambuco.

Só dá ele A direção nacional do PSB decidiu que Campos vai ocupar todas as propagandas regionais de TV e rádio a que o partido terá direito no primeiro semestre deste ano. O objetivo é compensar a desvantagem de exposição que o pernambucano tem em relação a Dilma.

Planilha 1 Até o início de dezembro, o governo computou 160 mil inscritos no programa Ciência sem Fronteiras, que tem como objetivo aumentar o intercâmbio de estudantes brasileiros em instituições de ensino superior de diversos países.

Planilha 2 Já foram concedidas 60 mil bolsas, sendo 57 mil pagas pelo governo e 3.000 pela iniciativa privada. A meta é atingir o número de 101 mil bolsas até 2015.

SP 40°C A Prefeitura de São Paulo vai transformar o estacionamento do parque Ibirapuera em uma área de lazer permanente, apelidada de "praia paulistana", com piscinas infantis, areia e quadras de futevôlei. O acesso de veículos ao parque ficaria fechado definitivamente, como já ocorre aos domingos.

Em conta O plano está pronto, mas depende de patrocínio para ser implementado ainda em 2014. De acordo com a Secretaria do Verde, se isso não ocorrer, o financiamento do projeto será incluído no Orçamento de 2015.

Na reserva Com dificuldades para encontrar nomes para a reforma de seu secretariado, Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a conversar com antigos integrantes do primeiro escalão do governo paulista. Recentemente, o tucano sondou Francisco Luna, que foi secretário de Planejamento de José Serra.

Cantinho Auxiliares de Alckmin estudam oferecer ao PSC a vaga de secretário-adjunto de Justiça. A sigla, que acertou apoio à reeleição do tucano, ocupava cargo na Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que o governador decidiu extinguir.

Despedida Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) vão definir em conjunto os substitutos de até 11 secretários que deixarão o governo fluminense em abril para disputar as eleições.

tiroteio

Não é a meta fiscal que causa nervosismo. A própria permanência de Guido Mantega no cargo dá a certeza de que nada vai melhorar.

DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre Guido Mantega ter dito que antecipou o anúncio do superavit primário para acalmar os "nervosinhos".

Contraponto

Contabilidade criativa

Na discussão do projeto que altera as bancadas de deputados federais dos Estados, em novembro, Esperidião Amin (PP-SC) protestou quando Simão Sessim (PP-RJ) declarou o resultado de uma votação que rejeitou um requerimento apresentado no plenário:

-Presidente, todos ergueram dois braços. O que é isso? Votação duplicada? -disse Amin, rindo.

-Chega de brincadeira, pelo amor a Deus! O presidente contou e dividiu por dois. Aqui não é jardim de infância -retrucou Alceu Moreira (PMDB-RS).

-Deputado, como professor de matemática que sou, eu contei pela metade -encerrou Sessim.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página