Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidente fará 'test drive' com novos auxiliares

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff deflagrou a reforma ministerial e, de olho na reeleição, fará com alguns dos novos auxiliares uma espécie de "test drive" para o caso de conquistar novo mandato.

Auxiliares presidenciais dividem as mudanças na equipe em dois blocos: os "ministros dos dez meses", com prazo de validade, e os titulares que serão observados para um eventual futuro governo.

No time do "test drive" está Aloizio Mercadante (Educação), escolhido no fim de semana para a Casa Civil. Ele é a principal aposta de Dilma nesta reta final do governo.

O empresário Josué Gomes (PMDB-MG), cotado para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, também integrará o grupo caso seja confirmado no cargo.

Tanto Dilma quanto Lula desejam seu embarque no governo, mas negociam para que o PMDB assuma a indicação. O partido quer ampliar seu espaço na Esplanada.

Nas conversas até agora, a presidente tem deixado claro que o convite para o ministério tem validade até dezembro. Ela se recusa a tratar de qualquer outro prazo.

Nos bastidores, interlocutores afirmam que, das mais de dez pastas em jogo na reforma ministerial em curso, a maior parte delas contará com "ministro-tampão". Por ora, esse será o lugar de Arthur Chioro na Saúde.

Foi para não brigar por cargos com tão pouco tempo de validade que o PSD de Gilberto Kassab disse a Dilma não fazer questão de assumir um ministério melhor agora.

Dilma preferia contemplar o aliado logo. Nas conversas que mantém com o governo, Kassab diz preferir participar de uma futura reforma caso Dilma vença as eleições e aumentar a qualidade de seu espaço. Hoje o partido comanda a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página