Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Diretas-Já unificou setores do país, diz Lula em vídeo

Na gravação, publicada na web, petista exorta jovens a se informarem mais sobre campanha

DE SÃO PAULO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em vídeo de três minutos divulgado ontem pelo Instituto Lula que a campanha das Diretas-Já foi a mais extraordinária que esse país já conheceu por ter conseguido unificar vários setores do país.

"Ela conseguiu unificar o movimento sindical, o movimento estudantil, muitos empresários e todos os partidos políticos, com exceção dos partidos de direita", afirmou.

De acordo com o petista, a campanha incomodou quem preferia fazer acordo com os militares para uma transição pacífica ao invés de eleições diretas para presidente.

A imprensa, segundo ele, também era contra a Diretas-Já. "Alguns só começaram a assumir a campanha depois que o povo tomou a rua."

O ex-presidente lembrou que o Congresso barrou as eleições diretas para em abril de 1984. "A pressão das massas não foi capaz de sensibilizar a direita conservadora que queria se manter no poder."

Lula disse que os jovens deveriam procurar saber mais sobre o movimento. "É preciso aprender a valorizar a democracia", afirmou.

"A democracia, em qualquer lugar do mundo, foi conquistada às custas de muita luta, sacrifício e mortes. A democracia não foi de graça em nenhum lugar do mundo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página