Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ministério nega aumento de gastos em 2013

DE BRASÍLIA

Apesar do Siafi, o sistema oficial de contabilidade do governo, indicar que os gastos com diárias, passagens e locomoção aumentaram 29% entre 2012 e 2013, o Ministério do Planejamento disse que houve uma redução de 10%. A pasta não explicou o que considerou no cálculo.

O Planejamento também informou que não há uma política específica para o controle de gastos na Copa. De acordo com a pasta, há um "esforço constante para reduzir gastos de custeio" por parte do governo federal.

O Ministério da Saúde afirmou que seus gastos não dobraram. Segundo a pasta, o item diárias e passagens subiu pouco mais de 20%. As despesas com locomoção --como o aluguel de jatos ou embarcações-- não entram nessa conta.

Apesar da Saúde fazer essa separação, o Siafi registra as despesas de locomoção junto com passagens.

O Exército informou que aumentou seus gastos em 2013 para desenvolver programas estratégicos e para se preparar para a Copa.

Segundo a Capes, as medidas adotadas "se justificam pelo elevado custo das passagens aéreas, altos valores praticados pela rede hoteleira e demais dificuldades."

O órgão informou que, como as solicitações devem ser feitas com pelo menos 90 dias de antecedência, tal iniciativa foi tomada "para evitar que os custos dos eventos assumissem um volume de recursos muito maior do que o usual".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página