Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Foco
Em baixa, Cabral aposta em 'selfie' para renovar imagem
ITALO NOGUEIRA DO RIOGastando em média R$ 255,5 milhões por ano em publicidade, a nova estratégia de marketing do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), exige poucos recursos e muita improvisação.
Com o próprio celular, o peemedebista aderiu à moda do "selfie" e desde dezembro registra e publica em vídeo falas sobre as inaugurações de obras no Estado.
A iniciativa começou logo após a famosa foto tirada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, no funeral do líder sul-africano Nelson Mandela.
Amargando reprovação de quase metade dos eleitores após o início dos protestos, em junho, Cabral busca se aproximar da população.
O objetivo é melhorar a avaliação de seu governo para ajudar a candidatura do vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Os vídeos não tiveram sucesso. Dos dez publicados, nove receberam menos de 600 visualizações até sexta.
O de maior audiência, porém, chamou a atenção por causa de uma gafe.
Ao lado da apresentadora Xuxa, Cabral comenta a inauguração do colégio estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, zona oeste.
Eles brincam e ela assume o comando do "selfie" vídeo para orientá-lo na gravação. Ao que o governador pergunta: "Você está feliz?"
"Podia ficar um pouquinho mais se minha mãe não estivesse no hospital", respondeu Xuxa, para a mudança imediata da fisionomia alegre do governador. O vídeo chegou a 100 mil acessos.
Ironicamente, Cabral repete o modelo bem-sucedido do blogueiro Ricardo Gama, que há seis anos publica vídeos com críticas ao governador."Ele está me imitando, mas os meus são melhores."