Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cacique que visitaria papa é preso em Brasília

DE BRASÍLIA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

O cacique tupinambá Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Babau, foi preso ontem após se entregar à PF em Brasília. Babau é acusado pela Justiça da Bahia de envolvimento no homicídio de um agricultor, ocorrido em 11 de fevereiro.

A convite da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o cacique visitaria ontem o papa Francisco no Vaticano, onde participaria da missa de canonização do padre José de Anchieta.

Líder da comunidade tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, o cacique entregaria ao papa documentos sobre violação de direitos indígenas no Brasil.

Antes de se entregar à PF, Babau defendeu no Congresso a demarcação de um território de 47,3 mil hectares no sul da Bahia.

Desde 2012, os índios invadem propriedades na região. Segundo o cacique, há 150 fazendas em poder dos tupinambás, de um total de 600.

Quatro pedidos de habeas corpus foram impetrados ontem. Para José Carvalho, coordenador do Programa de Defensores de Direitos Humanos na Bahia, ligado ao governo federal, a prisão tem motivação política e visa atender a interesses econômicos da região. "Esse mandado não se justifica, é incabível e arbitrário", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página