Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

Rompimento e divisão

Parte da cúpula do PR anuncia na tarde de hoje que não pretende apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. Dirigentes da sigla, capitaneados pelo líder na Câmara, Bernardo Santana (MG), dizem que a posição foi manifestada por 85% dos delegados do partido em reuniões durante o fim de semana. Outros integrantes do comando do PR, no entanto, discordam da decisão. Eles atribuem o movimento a pressões do ex-deputado Valdemar Costa Neto, preso por envolvimento no mensalão.

Vai indo O ministro do TSE Admar Gonzaga julgou improcedente a ação em que o PSDB acusa a Caixa de beneficiar a candidatura de Dilma em propaganda do Minha Casa, Minha Vida. Na peça exibida na TV, uma beneficiária do programa diz esperar "que eles continuem fazendo o que estão fazendo hoje".

PAC chinês O Palácio do Planalto deve aproveitar a visita oficial do presidente da China, Xi Jinping, em julho, para anunciar um vultoso pacote de investimentos chineses na construção de portos e ferrovias no Brasil.

Equilíbrio O governo espera que o dinheiro impulsione a infraestrutura brasileira e ajude a amenizar o déficit das contas externas do país. Os detalhes foram acertados na última semana, durante a passagem do chanceler do país asiático por Brasília.

Mandato... Deputados que participaram de viagem oficial à China voltaram à Câmara na semana passada com relógios Rolex nos pulsos. Despertaram inveja em Mendonça Filho (DEM), que ficou no Brasil, ao dizer que os acessórios foram presentes do xeque de Dubai.

... ostentação Mendonça, líder do DEM, chegou a pedir o relógio de Felipe Maia, que o substituiu na viagem. Ele não sabia que era alvo de uma brincadeira dos deputados: o líder do PMDB, Eduardo Cunha, conta que os relógios são cópias, compradas em Pequim por US$ 50 cada.

No solo A 45 dias da Copa, o governo identificou risco de que o atraso nas obras do aeroporto de Cuiabá prejudique a saída de torcedores da cidade. Funcionários já buscam pontos de hospedagem alternativa para turistas que não conseguirem embarcar depois das partidas.

Where? Capitais que sediarão jogos da competição, como Rio e Recife, atrasaram a implantação da sinalização bilíngue nas ruas para o evento. O Ministério do Turismo cobra esse serviço há pelo menos nove meses.

Dois polos Articuladores da chapa Eduardo Campos-Marina Silva (PSB) trabalham para reduzir o impacto de opiniões divergentes manifestadas pela dupla. "Deixamos claro que essa é uma união de pensamentos diferentes. Agora, precisamos mostrar que podemos construir consensos", diz um aliado.

Conexão A maioria dos 180 haitianos que deixaram o Acre de ônibus nos últimos dias vai para cidades do Sul. Devido à briga com o governo paulista, autoridades acrianas orientam os imigrantes a comprar passagens para outros Estados assim que desembarcarem em São Paulo.

Luvas de pelica Quando a batalha entre os dois Estados começou, o governador do Acre, Tião Viana (PT), orientou seus subordinados a não atacar diretamente o paulista Geraldo Alckmin (PSDB). Depois das críticas feitas por auxiliares do tucano, assessores de Viana ameaçam rever essa posição.

Sinal verde A Justiça extinguiu a ação que questionava a licença ambiental da construção do trecho norte do Rodoanel, em São Paulo. Associações pediam a suspensão da obra, uma das prioridades do governo paulista.

tiroteio

"Eduardo Campos chegou atrasado na oposição a José Sarney. Estou desse lado, esperando por ele, há pelo menos 20 anos."

DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), pré-candidato à Presidência, sobre a declaração de Campos de que Sarney não faria parte de seu governo.

contraponto

Transferência forçada

Em maio de 1993, o ministro das Relações Exteriores, Fernando Henrique Cardoso, jantava na casa do embaixador brasileiro em Washington quando recebeu um telefonema do presidente Itamar Franco, que o convidava para assumir o Ministério da Fazenda. FHC recusou:

--Acho que o sr. deve manter o Eliseu Resende.

Itamar assentiu e FHC foi para seu hotel. No dia seguinte, o tucano soube que havia sido nomeado para a pasta. Sem entender, ligou para um auxiliar de Itamar.

--Bom, não sei se o sr. aceitou ou não. O fato é que o sr. é o novo ministro da Fazenda! --disse o assessor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página