Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Deputados afirmam que Dirceu ocupa cela maior na prisão

Após visita, deputados opositores dizem que petista tem regalias como TV, micro-ondas e água quente no chuveiro

Governo do DF nega privilégios; em vídeo obtido pela Folha, Dirceu reclama de estar em 'regime fechado'

ALAN MARQUES DE BRASÍLIA

"Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, é o regime fechado", queixou-se ontem o ex-ministro José Dirceu a deputados que foram checar as suas condições de prisão no Complexo da Papuda, em Brasília.

A Folha obteve com exclusividade um curto vídeo com as primeiras imagens de Dirceu desde que ele foi preso em 15 de novembro por sua condenação no mensalão.

Dirceu repete aos presentes a queixa de sua defesa, de que está cumprindo um regime fechado, uma vez que o STF ainda não analisou o seu pedido para trabalhar em um escritório de advocacia.

Como cumpre a pena em regime semiaberto, de 7 anos e 11 meses, Dirceu tem direito a solicitar o pedido --que pode ou não ser aceito. Ele é o único condenado do mensalão ao regime semiaberto que ainda não teve resposta.

"A rigor, sábado e domingo, saio [para tomar sol] duas horas aqui. Durante a semana, eu saio sete horas. (...) Agora, o regime não é semiaberto", disse.

No vídeo, Dirceu usa o uniforme branco típico dos detentos da Papuda. O grupo está numa cela vazia, cujos detentos estão fora. O ex-ministro relatou que está fazendo cursos de direito, o que permite descontar dias da pena.

A Agência Câmara, que também acompanhou a visita dos deputados, publicou entrevista em que Dirceu se diz "preso exemplar".

"Na ditadura, entrei e saí do país várias vezes sem ser preso, mas decidi que não iria fugir. Estou cumprindo a pena sem privilégios, porque sei que, se tiver algum privilégio, vou me dar mal, os outros presos não aceitam."

À Agência, disse que perdeu 11 kg ao ter optado por alimentação mais leve, sem sal, devido à pressão alta. Ao ser questionado sobre supostos privilégios, Dirceu teria dito: "eu queria que um jornalista ficasse uma semana aqui."

Na saída da visita, deputados de oposição disseram que a cela do petista é maior do que as demais, tem chuveiro quente, micro-ondas e TV.

Organizada a partir de um requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que atendeu a pedido dos filhos de Dirceu, a comitiva irá preparar relatório.

Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a direção do centro prisional disse que Dirceu está num local onde funcionava uma cantina, maior que as celas dos demais: a de Dirceu teria 23 m² e a outras, 15 m².

Jordy afirma também que abriu o chuveiro da cela de Dirceu e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Quando chegaram à cela, Dirceu assistia Bayern de Munique e Real Madrid na TV.

Já os deputados Miranda, Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) afirmaram não considerar haver regalias e disseram que outras celas têm TV de plasma, micro-ondas e fogareiro.

A Secretaria de Segurança do DF disse que a cela de Dirceu é padrão, que todo preso com bom comportamento tem TV e que não há aquecimento de água na Papuda.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página