Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dom Tomás, criador da CPT, morre aos 91 anos

Formado em teologia e filosofia, era bispo emérito da cidade de Goiás

Corpo do religioso, que morreu por causa de uma embolia pulmonar, será velado na manhã de hoje em Goiânia

BRUNO MOLINERO DE SÃO PAULO

Bispo emérito da cidade de Goiás (GO) e um dos criadores da CPT (Comissão Pastoral da Terra), dom Tomás Balduino morreu na noite de anteontem, aos 91 anos.

De acordo com nota divulgada pela pastoral, o frade dominicano estava internado desde 24 de abril no Hospital Neurológico, em Goiânia, e morreu em decorrência de uma embolia pulmonar.

"É uma perda muito grande. Ele era uma liderança na discussão com o governo e com os pobres sobre a questão da terra", diz Isolete Wichinieski, coordenadora da pastoral.

Balduino teve papel de destaque dentro da Igreja Católica nas questões da reforma agrária e indígena. Participou da criação do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), em 1972, do qual foi presidente entre 1980 e 1984, e da Comissão Pastoral da Terra, em 1975.

Nascido em Posse (GO), também foi presidente da CPT entre 1999 e 2005.

Balduino era formado em teologia e filosofia --disciplina da qual ele também foi professor. Em 1965, enquanto trabalhava com índios na Pastoral da Prelazia, no Pará, concluiu o mestrado de antropologia e linguística.

Na época, o religioso estudou e aprendeu kayapó, língua dos índios xicrin e kayapó, e teve contato pela primeira vez com conflitos de terra entre empresas agropecuárias, posseiros, índios e trabalhadores rurais.

Crítico da ditadura brasileira (1964-85), foi nomeado bispo da cidade de Goiás (GO) em 1967. Na ocasião, costumava reunir lideranças de trabalhadores rurais durante a ditadura brasileira para discutir estratégias de luta contra latifundiários.

O corpo de dom Tomás Balduino será velado na Igreja São Judas Tadeu, em Goiânia, até as 10h de hoje. Em seguida, será transladado para a cidade de Goiás, quando será sepultado na catedral.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página